Skip links

MPRJ sedia o IV Encontro Nacional de Assistentes Sociais do MP

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) sediou, nesta quarta-feira (19/09), a abertura do IV Encontro Nacional de Assistentes Sociais do MP (ENSSMP). Dividida em mais dois encontros (20 e 21/09), esta edição tem como tema principal “Diretrizes para o trabalho profissional do serviço social no Ministério Público”.

Os trabalhos do primeiro dia do encontro foram abertos pelo Subprocurador-Geral de Justiça de Atribuição Originária Institucional e Judicial, Antonio José Campos Moreira, que representava o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes. “Para o MPRJ é uma grande honra sediar um evento desta magnitude. A atual gestão tem procurado privilegiar a qualificação não só dos Promotores e Procuradores de Justiça, como também dos funcionários que compõem o quadro de apoio técnico especializado da Instituição. Estes profissionais iluminam as manifestações dos Membros ao longo das investigações e nos processos propriamente ditos”.

Participaram da mesa de abertura, além do Subprocurador-Geral de Justiça, a Coordenadora do Centro de Estudos Jurídico (CEJUR), Procuradora de Justiça Maria Cristina Tellechea; a Assessora do 4º Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Infância e Juventude, Gabriela Brandt; o Procurador-chefe substituto da Procuradoria Regional do Trabalho – 1º Região, Artur Ajambuja Rodrigues; o Presidente da Assemperj, Felipe Texeira de Souza; o Presidente do Conselho Regional de Serviço Social do RJ, Charles Toniolo de Souza; as Assistentes Sociais do MPRJ Elisa Nolasco Neves Franco e Marcia Nogueira; e a doutora em Sociologia e Professora de Serviço Social da UERJ Sielene de Moraes Freire.

O Congresso acontece a cada dois anos e tem como objetivo construir diretrizes, em âmbito nacional, para a prática profissional nos diversos segmentos de atuação do Ministério Público, contribuir para o aprimoramento e publicização da atuação dos assistentes sociais na Instituição e consolidar a identidade do Serviço Social na perspectiva da garantia de direitos.

Tema abordado no primeiro dia

Doutora em Sociologia e Professora Adjunta de Serviço Social da UERJ, Silene Freire foi a palestrante convidada para abrir as atividades do primeiro dia do Encontro de Assistentes Sociais. Em sua conferência, Silene falou sobre as ”Diretrizes do Serviço Social no MP: Para além do individual, pensando no coletivo”.

“Este encontro contribuirá para o desenvolvimento de uma prática que se coaduna com a responsabilidade institucional do Ministério Público no trato da questão social pela via da efetivação das políticas públicas. Nesse sentido, há estreita relação do trabalho do Serviço Social com a missão do MP, concebida na Constituição da República de 1988”.

Programação

Nesta sexta-feira (20/09) serão formadas mesas-redondas que discutirão “Análise teórico-metodológica do trabalho dos assistentes sociais do Ministério Público na perspectiva da totalidade”, “Estratégias de planejamento das ações do Serviço Social no Ministério Público” e “Ética e Serviço Social: considerações para o exercício profissional no MP”.

No último dia do encontro haverá apresentação de trabalhos de comunicação oral e pôsteres de processamento do trabalho do assistente social no Ministério Público nas ações de planejamento no exercício profissional e nas condições éticas e técnicas do trabalho do assistente social.

 
 
 



Fonte: MPRJ

 

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação