MPSC empossa novos Promotores de Justiça
Na manhã desta segunda-feira, dia 1, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deu posse aos 15 novos Promotores de Justiça, aprovados no 35º concurso de ingresso na carreira. O concurso, iniciado em fevereiro, teve 2.152 candidatos e encerrou em julho, com a realização de prova oral.
A cerimônia iniciou com a leitura do termo de posse pelo Secretário-Geral do MPSC, Promotor de Justiça Américo Bigaton, e a tomada de compromisso dos novos Promotores de Justiça, que fizeram o juramento e assinaram o termo, recebendo a carteira funcional.
O primeiro colocado no concurso, Rodrigo Cesar Barbosa, discursou em nome dos empossados, lembrando os laços criados entre os membros, que trocaram informações e formaram um grupo de estudos durante a preparação para a fase final do concurso. Apesar da dedicação, durante o período de estudo, Barbosa reforçou o entendimento de que o MPSC não espera profissionais que se limitem ao profundo conhecimento das leis \”é preciso uma preparação holística, envolvendo outros predicados que estejam à altura da carreira\”.
O Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público, Promotor de Justiça Andrey Cunha Amorim, relembrou seu início de carreira, como exemplo do que os novos Promotores de Justiça enfrentarão. \”Vocês vão percorrer os mais diversos rincões do Estado. Mas não temam porque estarão ao lado da Justiça.\” E aconselhou \”sejam irrequietos, brigões mesmo, preocupados em melhorar o estado social da comunidade onde vivem\”.
O Corregedor-Geral do Ministério Público, Procurador de Justiça Paulo Ricardo da Silva, agradeceu à equipe que esteve envolvida com a realização do concurso público. Em seu discurso também parabenizou os Promotores pela opção de ingressar no Ministério Público e por terem sido aprovados no concurso, após uma seleção meticulosa para atender ao perfil desejado pelo MPSC.
Encerrando a cerimônia, o Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, lembrou a necessidade de refletir sobre a postura do Ministério Público para atender aos anseios da sociedade por ações concretas e resultados propícios \”atuando para cristalizar a democracia, a justiça e o bem-estar social\”. Marin comentou, também, sobre o perfil do cargo do Promotor que exige \”sensibilidade, coragem, dedicação e muito trabalho, mas também traz muita realização\”.
A mesa de autoridades foi composta, ainda, por Sandro José Neis, Corregedor Nacional do Ministério Público, Ana Cristina Kramer, representando a direção do Foro da Justiça Federal, Paulo Ricardo Bruschi, Presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, Jaime Tonello, presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Diogo Nicolau Pitsica, Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, representando a OAB Seção Santa Catarina. A cerimônia teve, ainda a presença de autoridades, membros do Ministério Público e familiares e amigos dos empossados.
Redação:Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC
(48) 3229.9010, 3229.9302, 3229.9011
http://www.mp.sc.gov.br | comso@mp.sc.gov.br
http://www.youtube.com/ministeriopublicosc | www.twitter.com/mpscnoticias