Nova gestão dará continuidade ao aprimoramento do CNPG
Um dos focos da nova gestão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG) é estimular a intensificação de discussões dentro do colegiado que possibilitem o aprimoramento do próprio CNPG.
A ideia, manifestada pelos membros já na última reunião do grupo – realizada em Porto Alegre, no final de setembro – é buscar um espaço de diálogo que permita a reelaboração de rotinas de trabalho. O objetivo é dar prosseguimento ao aperfeiçoamento das decisões do colegiado, dos Grupos Nacionais e das comissões existentes.
“Nesse sentido, vamos construir, em conjunto, uma pauta interna que pode ser sugerida para as próximas reuniões, marcadas para os meses de novembro e dezembro”, adiantou o presidente do CNPG, Oswaldo Trigueiro.
Esse foco, continuou o presidente, “começou a ser debatido no Rio Grande do Sul, pois houve a constatação de que é necessária uma rediscussão acerca dos diversos aspectos de funcionamento do CNPG, visando o fortalecimento do colegiado e agregando a contribuição do que já vinha sendo desenvolvido pelas gestões anteriores”.
Ainda de acordo com Oswaldo Trigueiro, a reelaboração das rotinas será um grande trabalho de unificação de esforços dos membros do colegiado. “Temos que reforçar, de forma permanente, a enorme relevância que o Ministério Público possui para a sociedade brasileira e o CNPG é ator fundamental nesse processo, no qual mudanças são necessárias”, frisou.
O fortalecimento da relação do CNPG com o CNMP, a verificação de pontos comuns de trabalho com o Judiciário e a abertura de diálogo com o Legislativo e Executivo serão outras prioridades da atual gestão.