Skip links

O Promotor Responde sobre a execução penal

Na área criminal, a atuação do Ministério Público não se encerra com a condenação do réu. Além de ser o responsável por denunciar o acusado e processá-lo em uma ação penal pública, cabe ao Ministério Público fazer valer e fiscalizar a execução da pena. Esse é o tema de “O Promotor Responde”, com o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público de Santa Catarina, Promotor de Justiça Onofre José Carvalho Agostini.

Quando o responsável por um crime é condenado à prisão – ou quando um suspeito é mantido em cadeia ou em outro estabelecimento prisional enquanto aguarda o julgamento ou durante as investigações -, o Estado passa a ser o responsável por sua integridade física e pela estrutura necessária para promover a reinserção social do condenado. Por isso, cabe ao Ministério Público zelar, também, pelos direitos do apenado. A atuação do Promotor de Justiça na execução penal compreende, inclusive, cobrar das autoridades responsáveis os investimentos em pessoal e em obras que viabilizem a recuperação do condenado para o convívio com a sociedade.

O trabalho vai desde a fiscalização da aplicação da pena até a inspeção do ambiente prisional. Além disso, também compete ao Promotor de Justiça fiscalizar o cumprimento das medidas de segurança e das penas alternativas. O Promotor Responde apresenta 11 perguntas e respostas em vídeo, elaboradas para responder às dúvidas mais comuns da população sobre execução penal. O FAQ (sigla em inglês para “perguntas mais frequentes”) já está disponível no canal do MPSC no YouTube.

 



Redação: Coordenadoria de Comunicação Social

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação