Ônibus do MPRJ apoia Operação Valentini em Campos
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em parceria com as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, realizou, na manhã desta quarta-feira (10/10), a Operação Valentini, nos bairros Parque Eldorado e Parque Santa Rosa, em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense. Com o apoio do ônibus da Ouvidoria Itinerante do MPRJ, a operação contou com a participação de dois Promotores de Justiça, seis agentes do Grupo de Apoio aos Promotores e outras sete pessoas, como equipes de informática. Nesta primeira ação do ônibus, o veículo foi usado como posto de comando da operação, que busca cumprir sete mandados de prisão. O ônibus também serviu como apoio ao trabalho dos cerca de 200 agentes de segurança pública que realizaram, por exemplo, consultas a antecedentes criminais e registros de automóveis.
O Promotor de Justiça Marcelo Lessa Bastos, da 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Campos, explicou que a ação, que contou com o apoio de um helicóptero blindado da Polícia Civil, é uma resposta à ação de bandidos da região que, há cerca de 20 dias, expulsaram e incendiaram o imóvel de uma família que havia denunciado o tráfico no bairro. “A intensa movimentação dos policiais serve como resposta bem adequada ao que foi feito àquela família e para mostrar aos bandidos quem manda no local: é o Estado. Não foi à toa que montamos o centro de operações em frente à casa que foi queimada”, disse.
Policiais civis, militares e rodoviários federais fizeram buscas pelas casas dos dois bairros e, até o final da manhã, dez pessoas foram detidas, além de apreensões de armas, drogas, dinheiro e telefones celulares. No período, denúncias sobre práticas criminosas e localização de supostos bandidos foram encaminhadas para a Ouvidoria do MPRJ e para os policiais. Segundo Marcelo Lessa, essa iniciativa da população foi fundamental para o sucesso da Operação Valentini. “Foi numa dessas denúncias que conseguimos atingir nosso objetivo principal: prender o homem suspeito de ser um os chefes do tráfico local e apontado nas investigações como a pessoa que deu a ordem para incendiar o imóvel”, concluiu o Promotor.
Do ônibus da Ouvidoria, os Promotores solicitaram à Justiça, dentre outras medidas, autorização para interceptação de uma linha telefônica de um homem suspeito de ser traficante no Parque Eldorado. Para o Promotor de Justiça Leandro Manhães de Lima Barreto, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Campos, o apoio que o ônibus da Ouvidoria ofereceu à operação foi essencial: “Agilizou bastante para conferir, por exemplo, se alguma pessoa que foi abordada tem mandado de prisão pendente. Isso aumenta muito a eficiência dos trabalhos”.
Os sete mandados de prisão foram cumpridos. Os detidos e o material apreendidos foram encaminhados para a 134ª DP (Campos). Quem quiser fazer denúncias que levem ao paradeiro de bandidos, basta ligar para o número da Ouvidoria do MPRJ sem precisar se identificar: o número é o 127.