Skip links

Operação “Conexão Rio” prende foragido do Rio de Janeiro

 

A operação \”Conexão Rio\”, deflagrada nesta sexta-feira (18/11), prendeu, no município de Biguaçú, um dos principais traficantes foragidos do Rio de Janeiro, Ailton Pedro da Silva, conhecido como \”IT\” ou \”Carioca\”. Durante a ação, conduzida pelo Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) da Capital, também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e sequestrados bens do foragido.  Aílton foi levado para a carceragem da Deic.
 
O foragido que teve mandado de prisão preventiva, expedido recentemente pela Justiça do Rio de Janeiro, por envolvimento no tráfico de drogas e outros crimes naquele Estado, também teve mandados expedidos pelo Juízo da Comarca de Biguaçú, com base em uma investigação realizada pela Promotoria de Justiça daquela Comarca e pelo GAECO/Capital, visando buscar novos elementos de prova que possam deflagrar a ação penal, nos crimes de associação ao tráfico e \”lavagem de dinheiro\”.
 
A investigação realizada em Santa Catarina contou com a participação dos GAECOS da Paraíba e do Rio de Janeiro, integrantes do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), uma vez que se observou que valores em torno de R$ 800 mil, possivelmente oriundos do crime de tráfico, após transitarem por empresas da Paraíba, estariam sendo enraizados em Santa Catarina, mediante a aquisição de bens imóveis e veículos de luxo, em nome de terceiros.
 
Em março de 2006, Aílton e seu irmão Flávio Pedro da Silva, o Kiko, já haviam sido presos em Santa Catarina. Aílton foi preso em uma residência em Palhoça/SC, onde foi flagrado portando uma pistola de uso restrito, e Flávio foi preso no mesmo dia, caminhando na Beira Mar de São José/SC. Na época a polícia carioca, juntamente com a polícia catarinense, identificou vários imóveis comprados e empresas que estariam sendo administradas por eles, movimentando alguns milhões de reais, certamente o dinheiro do tráfico de drogas e venda de armas.
 
Segundo investigações, com a pacificação e a instalação de algumas UPPs em regiões dominadas pelo tráfico no Estado do Rio de Janeiro, criminosos têm migrado para outras regiões de domínio da mesma facção a que pertencem e com isso tem se reestruturado, dividindo e ocupando novos territórios.
 
O Gaeco é uma Força Tarefa que reúne o Ministério Público de Santa Catarina, a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Secretaria de Estado da Fazenda. Na ação desta manhã, o Gaeco contou com apoio da Polícia Militar (BOPE e Polícia Ambiental) e Polícia Civil (DEIC), e com a participação dos GAECOS da Paraíba e do Rio de Janeiro.
\"Operação  

 

Redação:Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC
(48) 3229.9010, 3229.9302, 3229.9011
http://www.mp.sc.gov.br  | comso@mp.sc.gov.br
http://www.youtube.com/ministeriopublicosc  | www.twitter.com/mpscnoticias

 

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação