Skip links

SERGIPE: Orlando Rochadel se despede do Tribunal Pleno e recebe homenagem dos Desembargadores

Quarta-feira, dia 12 de novembro de 2014, o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Orlando Rochadel Moreira, se despede da cadeira que ocupou, representando o Ministério Público de Sergipe, durante quatro anos, no Pleno do Tribunal de Justiça. O PGJ encerrou seus trabalhos na Corte Estadual de um jeito peculiar, tal qual os iniciou: distribuindo flores, agradecimentos e sorrisos.

Dr. Orlando agradeceu aos Membros e servidores da Casa pelo convívio harmônico e fraterno, pelas lições aprendidas durante o cumprimento do seu mister, e relembrou a vitória nos projetos firmados pela parceria dos Órgãos nas áreas de informática, na área de pessoal e de mutirão. “O Poder Judiciário Sergipano tem um coração cheio de amor ao próximo e foi uma grande honra para mim participar e contribuir com o trabalho aqui realizado”, disse Dr. Rochadel.

O PGJ homenageou um a um os Desembargadores, assessores, garçons e ascensoristas do TJ e foi saudado por todos. Dr. Roberto Porto franqueou a palavra para relembrar o trabalho de Dr. Rochadel quando Promotor de Justiça da Educação. “Na área da Educação, Dr. Orlando sempre fez um trabalho memorável e, como não poderia ser diferente, comandou com honra e visão futurista, o Ministério Público de Sergipe”.

A segunda a se pronunciar, a Desembargadora Dra. Aparecida Gama falou do profissional que se tornou um grande amigo. “A sua história no Ministério Público e a sua história como pessoa, nos fazem renovar, sempre, nossa admiração pela sua trajetória de vida. Podemos perceber que todos os seus atos foram de bondade e vindos do coração, sempre exaltando o nome do MP Sergipano”. Dra. Aparecida enfatizou, ainda, qualidades inerentes ao PGJ. “Fineza de trato, cordialidade e simpatia, aliadas à ética profissional, são qualidades suas que ficarão marcadas para sempre nos nossos corações”.

Além disso, a Magistrada foi a primeira a elogiar, ratificada pelos demais Membros do Colegiado, o Projeto pensado por Dr. Rochadel, o Coral “Vozes da Cidadania”, composto por servidores do MP. “Podemos perceber no Coral, a harmonia, alegria e felicidade que reinam naquela Casa”, disse Dra. Aparecida. “Sentimos tudo isso quando eles cantam para nós”, completou.

O mais recente Membro no Tribunal, Dra. Iolanda Guimarães, falou da empatia imediata com o PGJ. “Trilhamos o caminho da espiritualidade e isso nos aproximou de imediato. Além disso, somos parecidos porque não temos vergonha de manifestar o ‘divino’ que há em nós”, explicou. Ela relembrou sua mais recente palestra, proferida na ONU, ocasião em que citou um dos principais difusores do Cristianismo, Paulo de Tarso. “Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, eu nada seria”, disse Dra. Iolanda, e usou um pedaço do antigo texto, para descrever o que sentiu ao visitar, recentemente, o Ministério Público de Sergipe.

A Desembargadora continuou: “Vossa Excelência tem o amor e a fé e levou isso para o Ministério Público. Pude perceber, através do canto de espiritualidade do Coral ‘Vozes da Cidadania’ e do sentimento dos que dele fazem parte. Que energia boa senti ali. O poder é solitário e Orlando Rochadel promoveu, dentro do MP, o encontro de almas. O toque humanitário da sua administração e o canto da espiritualidade do Coral, mudaram a história do Ministério Público e espero que se espalhem pelos outros Poderes”.

Num dos vários apartes solicitados, para homenagear Dr. Rochadel, Dr. Rui Pinheiro parafraseou o pacifista indiano Mahatma Gandhi e disse: “ ‘Nunca responda uma agressão com outra agressão, pois estará lavando sua alma com lama’. Dr. Rochadel, enquanto Procurador-Geral, soube trilhar o caminho do bem. Homem íntegro, de grande oratória e grande saber jurídico, sempre enxergou adiante e transformou o Ministério Público”. Para finalizar, o Desembargador citou Tiago, discípulo de Cristo: “ ‘Felizes aqueles que passam por provações, pois delas tiram lições de vida, e as lições aumentam a fé’. Sei que Vossa Excelência passou por várias provações enquanto PGJ mas, concluiu sua administração com dignidade e brilhantismo. Seu nome ficará gravado no cenário do MP, como um dos grandes administradores do Estado de Sergipe”.

Dr. José dos Anjos elogiou e ratificou a opinião sensível das Desembargadoras Doutoras Aparecida e Iolanda que, segundo ele, descreveram muito bem Dr. Rochadel. “As duas traçaram um perfil perfeito do PGJ. Um homem que implantou no Ministério Público uma linha filosófica de humanidade e que a materializa, através da sua conduta. Homem de abraço sincero e gestos espontâneos”, disse o Magistrado. Ao receber uma rosa de Dr. Rochadel, em nome do Ministério Público, ele agradeceu e disse: “Uma rosa é composta de pétalas e espinhos. Assim foi sua administração. As pétalas, que foram muitas, serão aproveitadas pelos que virão e os espinhos foram contornados com maestria”.

Dr. Diógenes Barreto, Juiz convocado para a sessão, elogiou o trabalho do Procurador-Geral e desejou sorte no caminho que ainda será traçado por Dr. Rochadel. Dr. Gilson Félix parabenizou o amigo e disse que, através da convivência com o PGJ, pôde extrair de sua personalidade marcante, a coragem e lealdade, características que aproveita no seu dia a dia.

Dr. Edson Ulisses, Presidente do TJ em exercício, abriu a sessão e encerrou os trabalhos agradecendo ao homenageado do dia. “Hoje conhecemos um novo Ministério Público. O MP com a cara de Orlando Rochadel, um homem que construiu ‘pontes’ dentro do coração e da alma dos que fazem o MP de Sergipe. Esse jeito ‘Rochadel’ hoje habita os muros e cabeças pensantes do órgão Ministerial. Além disso, levou o MP para as comunidades carentes e impregnou os que ali vivem e os que ali visitam, com o espírito do “servir”.

Muito emocionado e com a sensação de dever cumprido, Dr. Orlando Rochadel abraçou os amigos do Tribunal de Justiça de Sergipe e recebeu o carinhos de todos que, segundo eles mesmo, tiveram a honra de dividir o convívio com o representante do Ministério Público. Despedida em grande estilo!

Por Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa MP/SE

 

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação