Ouvidoria cumpre seu papel e garante o acesso da sociedade ao Ministério Público
O relatório aponta que 50% do público está muito satisfeito com a qualidade do serviço prestado pela Ouvidoria, 27,27% está um pouco satisfeito, 13,64% está satisfeito e 9,09% está insatisfeito. A pesquisa de satisfação revela que o trabalho da Ouvidoria funciona e é esse o objetivo, “buscar soluções para as demandas de todos aqueles que nos procuram”, ressaltou o Procurador de Justiça Dr. José Carlos de Oliveira, Ouvidor do MP Sergipano desde 2011.
Durante todo o ano de 2013, das 1266 manifestações que chegaram até a Ouvidoria por e-mail, telefone ou diretamente no órgão, 1243 foram finalizadas.
As estatísticas representam a assiduidade do cidadão em suas demandas, postulando pela melhor prestação de serviço, por parte dos agentes públicos, ou fazem referência à demora no trâmite processual. “Quando a demanda cresce é sinal de que a prestação dos serviços essenciais diminuiu e isso reflete a indignação das pessoas”, informou o Ouvidor.
Não se pode numerar, com segurança, em quais setores existe maior ou menor manifestação, muito embora esse volume seja mais expressivo na área da saúde pública e em menor percentual na área da educação pública, informa o relatório.
Dr. José Carlos destacou a importância da maneira de pensar dos que representam as ouvidorias dos Ministérios Públicos do País. Ele falou sobre o encaminhamento de respostas às manifestações. “Recebido contato, ele é direcionado ao setor competente, é acompanhado, e assim que a resposta é dada ou o problema é resolvido, a Ouvidoria entra em contato com o manifestante para informá-lo”.
O Ouvidor destacou, ainda: “Desde algum tempo, nós Ouvidores deixamos de ser meros repassadores de informações, para efetivamente interagirmos com as pessoas que acessam nossos sistemas, como forma de prestar um serviço que repercuta no desejo dos cidadãos”, salientou. Dr. José Carlos falou, também, da importância dos temas discutidos durante os encontros nacionais de Ouvidores e Ouvidorias que ocorrem em vários Estados da Federação. “Todas as vezes que os Ouvidores se encontram, em qualquer parte do País, têm em mente a perspectiva de poderem ser mais úteis à sociedade, a quem efetivamente servem”.
Os relatórios da Ouvidoria são apresentados, trimestralmente, à Procuradoria Geral do MP, à Corregedoria Geral e ao Colégio de Procuradores de Justiça. Em seu penúltimo ano de condução da Ouvidoria do MP , Dr. José Carlos diz ter feito o possível para dar destaque, realce e transparência no contato com a sociedade sergipana. Ele agradeceu a todos que participaram das tarefas do setor, contribuindo, assim, para dar à Ouvidoria uma estrutura condigna e capaz.
As pessoas podem procurar a Ouvidoria do MP de Sergipe de segunda à sexta feira, das 7 às 17h, na sala localizada no andar térreo da sede ministerial, ou através de formulário eletrônico disponível no site do MPwww.mpse.mp.br – Portal da Ouvidoria. Os contatos podem ser feitos, ainda, pelos telefones: 127 ou 3209-2701.
Por Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa MP/SE