Skip links

PARÁ: MPPA promove ações educativas integradas alusivas ao Dia Mundial da Alimentação Saudável

 

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor e da Educação, representadas pelas promotoras Joana Coutinho e Maria da Graça Cunha, respectivamente, promove desde o último dia 14, ações educativas integradas alusivas ao Dia Mundial da Alimentação Saudável, comemorado no dia 16 de outubro. O evento foi realizado pelos Centros de Apoio Operacional Cível e Constitucional do MPPA.

O objetivo é fomentar a discussão dos impactos negativos do uso de agrotóxicos na saúde, no meio ambiente e naqueles que lidam no exercício das suas atividades e no consumo.

“O Ministério Público e demais parceiros, chamam a atenção para o direito a uma alimentação saudável, acessível e de qualidade, é o que chamamos de segurança alimentar e nutricional”, explicam as promotoras.

Dia 14, as ações aconteceram com produtores de hortaliças no bairro do Curuçambá, em Ananindeua, região metropolitana de Belém.

Além das promotorias também participaram da ação junto aos produtores, a secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).

No dia 15, foi a vez da feira da Marambaia, em Belém, consumidores, feirantes e população em geral receberam informações sobre a temática.

 
 

Na atividade realizada na feira, compareceram a Divisão de Vigilância Sanitária do Município de Belém (Devisa), Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Delegacia do Consumidor (Decon), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseans), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e Conselho Regional de Nutricionistas (CRN). Os agentes realizaram fiscalizações no local.

As atividades continuam hoje, 19, com visita no projeto “Pra vida Toda” da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), na Avenida Governador José Malcher, com todos os parceiros.

E o encerramento será nesta terça-feira (20) às 7h30, com circuito da alimentação saudável, na praça Dom Alberto Ramos, bairro da Marambaia. com a presença de todos os parceiros.

São parceiros nas comemorações do Dia Mundial da Alimentação Saudável, a Central de Abastecimento (Ceasa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Secretarias Municipais de Saúde (Sesma), , Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa), Polícia Civil, Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), , Divinutri, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Educação (Seduc),

Texto: Karina Lopes (graduanda em Jornalismo)
Revisão: Edyr Falcão.
Fotos: PJ`s do Consumidor e Educação.

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação