Pernambuco – Audiência do MPPE discute a nova Feira da Sulanca de Caruaru
07/04/2015 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) convoca audiência pública para o dia 30 de abril, às 9h, no Fórum de Caruaru (Plenário do Tribunal do Júri) para discutir o empreendimento Nova Feira da Sulanca. A audiência será presidida pela promotora de Justiça Bianca Stella Barroso e composta pelos promotores de Justiça Gilka Miranda e Marcus Alexandre Tieppo Rodrigues. O Fórum de Caruaru localiza-se na avenida José Florêncio Filho, Maurício de Nassau. O MPPE está fiscalizando e coordenando as negociações para que a mudança não seja traumática para feirantes, comerciantes, nem para a cidade.
Segundo o edital da audiência, serão convidados especialistas para apresentar um posicionamento técnico sobre a Nova Feira da Sulanca, empreendedores do projeto, feirantes e a população em geral. Também serão convocados, por ofício, representantes dos seguintes órgãos: Prefeitura de Caruaru, Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Fundação de Cultura de Caruaru, Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN, Associação do Sulanqueiro de Caruaru, ASCIC, CDL-Caruaru e órgãos representativos de Defesa do Meio Ambiente. Do MPPE, serão convidados a participar os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público e Meio Ambiente.
A última audiência que discutiu a transferência da Feira da Sulanca aconteceu em 3 de outubro de 2014. Nela, foram tratados temas como a ordenação do projeto, a implantação de ações culturais no novo empreendimento, o preço dos boxes e a urbanização do espaço que ficará vazio.
O plano de retirada da Feira da Sulanca foi idealizado por causa do tumulto urbanístico que o crescimento desordenado vem causando, já que toma espaços não planejados, atrapalhando o trânsito e esgotando estacionamentos em seu entorno. No entanto, o MPPE cobra que a área que ela deixará livre ao sair seja revitalizada, para que continue gerando ganhos para Caruaru.
O novo local destinado à Feira da Sulanca é uma área de 60 hectares localizados em frente ao Polo Comercial do município, às margens da BR-104, no sentido para Toritama. O MPPE está fiscalizando e coordenando as negociações para que a mudança não seja traumática para feirantes, comerciantes, nem para a cidade.
O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial da quinta-feira (2/04).