Pernambuco – MPPE promove oficina de diagnóstico e capacitação dos Conselhos da Pessoa Idosa
28/03/2016 – A Caravana da Pessoa Idosa do Ministério público de Pernambuco (MPPE) promoveu, com o apoio da Escola de Contas Públicas Prof. Barreto Guimarães, Oficina de Diagnóstico para Capacitação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa. A oficina, idealizada pela promotora de Justiça Yélena Monteiro, teve como público-alvo os conselheiros estaduais de Direitos da Pessoa Idosa da atual gestão, com o propósito de coletar informações para nortear a capacitação dos futuros conselheiros estaduais e municipais, principalmente nos municípios que se adequaram à Lei Estadual de Unificação nº 15.446/2014. A capacitação ocorreu no dia 22 de março.
Na Oficina, os presentes conferiram palestra sobre o que é ser conselheiro da pessoa idosa e participaram de atividade em grupo, quando foram convidados a identificar as dificuldades de atuação como conselheiro; quais as ações que gostariam de ver implantadas para que o órgão funcione melhor e sugeriram conteúdos para capacitação dos novos conselheiros.
Lei nº 15.446/2014 – trata da unificação das eleições dos Conselhos de Direito da Pessoa Idosa. De acordo com a Lei, as eleições devem ocorrer de modo unificado na última semana do mês de outubro.