Skip links

Pernambuco – Reunião itinerante do Conselho Nacional de Educação discute avanços da política educacional no Recife e em Olinda

07/04/2015 – Aproximar a sociedade civil por meio de um diálogo mais direto sobre os rumos da educação no País constitui um tema prioritário para o Conselho Nacional de Educação (CNE), que até o próximo dia 10 de abril realiza, no Recife e em Olinda, a Reunião Ordinária Itinerante. Todos os anos, o CNE escolhe um Estado para sediar a reunião, que abre a oportunidade para que representantes da área educacional exponham os avanços e as dificuldades regionais.

Neste ano, os municípios pernambucanos de Olinda e do Recife sediam a reunião, com a participação de professores, gestores, profissionais de educação, autoridades locais, representantes de associações científicas e sindicais, bem como dirigentes de instituições educacionais públicas, privadas e comunitárias de Pernambuco.

Presente à abertura do encontro, ocorrido nessa segunda (6), a promotora de Justiça de Educação da Capital Eleonora Marise Rodrigues, destacou que a reunião itinerante representa uma oportunidade para a discussão de questões relevantes à educação no Estado. “Como órgão normatizador da educação em todo o País, o CNE abre um espaço importante para que a sociedade exponha questões pertinentes, a exemplo da evasão escolar e formação de professores, assuntos que o Ministério Público acompanha frequentemente”, comentou.

A programação do evento segue com reunião conjunta das câmaras de Educação Básica e Superior do Conselho, que traz como pauta o tema Gestão Democrática. Sessões públicas debatem o ensino médio brasileiro, a socioeducação e o atual cenário da educação superior no Brasil, que envolve a regulação e a avaliação de cursos, assim como os padrões de institucionalidade, a governança e o modelo de gestão das universidades.

Outros assuntos a serem tratados, no âmbito da educação básica, são as novas agendas nas áreas de política, avaliação e gestão educacional; o ensino médio noturno; a educação integral em tempo integral; a organização curricular; a cooperação federativa e o regime de colaboração entre os sistemas de ensino. A Reunião Ordinária Itinerante do CNE também vai abordar os dilemas, as tensões e as perspectivas do Plano Nacional de Educação (PNE) e da expansão da educação superior.

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação