Skip links

Procurador-Geral de Justiça dá as boas-vindas a novos servidores

Uma trajetória que muitas vezes se inicia com uma árdua rotina de estudos e preparação chegou ao momento mais esperado pelos 155 aprovados no último concurso para servidor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Embora nem todos já tenham sido nomeados, os convocados participaram, nesta segunda-feira (12/03), do ciclo de ambientação. Foram recebidos pelo Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Soares Lopes, e conheceram Membros da Administração Superior do MPRJ.

“A partir de agora todos vocês passam a integrar a família do MPRJ”. Com essas palavras, Cláudio Lopes deu início ao ciclo de palestras aos novos servidores. O Procurador-Geral destacou o respeito e confiança que a sociedade deposita no Ministério Público. Ele citou pesquisas recentes que reconheceram a Instituição como uma das que mais contribui para a cidadania e também uma das líderes em credibilidade.

O PGJ lembrou, ainda, as conquistas realizadas nos últimos três anos em prol do funcionalismo como a aprovação do Plano de Cargos e Salários e Criação do Núcleo de Capacitação de Servidores. “Dentro de nosso Planejamento Estratégico, a capacitação de Membros e servidores tornou-se prioridade, para fazermos frente às crescentes demandas sociais nas mais diversas áreas nas quais atuamos”, explicou. 

Em seguida, o Subprocurador-Geral de Justiça de Planejamento Institucional, Carlos Roberto de Castro Jatahy apresentou os principais aspectos institucionais do MPRJ. Destacou os princípios institucionais (unidade, indivisibilidade e independência funcional), as garantias (autonomia funcional e administrativa, financeira e legislativa) e a missão do Ministério Público definidos na Constituição Federal.

A Subprocuradora-Geral de Justiça de Administração, Monica da Silveira Fernandes, mostrou a estrutura administrativa do MPRJ, e o Secretário-Geral do MPRJ, Procurador de Justiça José Augusto Guimarães, explicou o funcionamento da Secretaria, seus desmembramentos e a divisão administrativa em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Encerrando a primeira fase do ciclo de palestras de ambientação, a Coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos do MPRJ (CEJUR), Procuradora de Justiça Maria Cristina Tellechea apresentou aos servidores os Órgãos Colegiados e suas funções. Ela destacou alguns tópicos da atuação do Órgão Especial de Procuradores de Justiça e do Conselho Superior do Ministério Público e situou o CEJUR no organograma da Instituição. A Procuradora lembrou que o Centro foi criado em 1987 para o aprimoramento cultural e intelectual de Membros e servidores.

Ao longo da semana continuarão no programa de ambientação 39 dos aprovados cuja nomeação já foi publicada no Diário Oficial do Estado.



Fonte: MPRJ

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação