Procuradora participa de seminário nacional sobre escravidão
A procuradora de Justiça e coordenadora do Grupo de Trabalho contra o Racismo Institucional (GT Racismo) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Maria Bernadete Azevedo, participou na tarde desta sexta-feira (14), do Seminário Nacional Escravidão no Atlântico Sul e a Contribuição Africana no Processo Civilizador Brasileiro. O seminário organizado pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) faz parte das atividades do Ano Nacional Joaquim Nabuco. A procuradora coordenou a mesa redonda “Lutas políticas, organização e estratégias dos povos africanos no Brasil”.
A mesa redonda discutiu como a luta contra a escravidão dos africanos e afrodescendentes criaram organizações e desenvolveram estratégias de enfrentamento e resistência (política e cultural). Também discutiu a atuação e estratégias dos diversos grupos e as suas repercussões no processo abolicionista e no pós abolição, em busca da plena cidadania.
Os seminários foram realizados no Museu do Homem do Nordeste, no Recife, e tem como objetivo estimular o debate e a pesquisa histórico-social. Espera-se que através de atividades desse gênero, possam ser feitas novas interpretações da sociedade brasileira, resultando assim na quebra e superação de preconceitos contra a população negra.
Assesoria de Comunicação MPPE
(81) 3303 1259 / 3303 1279 Fax: 3303 1260
www.mp.pe.gov.br | imprensa@mp.pe.gov.br