Skip links

Programa fiscalizado por MPGO, entrega à saúde, carros, kits e exames preventivos

Oito carros zero quilômetro, modelo Gol, junto com autorizações de exames, mais kits de saúde preventiva contendo aparelhos como estetoscópio, esfignomanômetro digital (medidor de pressão arterial), balança digital portátil, fita métrica, aparelho e tiras de medição de glicose, foram entregues na manhã de hoje (05/9) para as secretarias de Saúde de oito municípios: Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Goianésia, Morrinhos, Trindade e Santa Helena de Goiás, como ação do Programa Permanente de Saúde Preventiva – Futebol Premiando a Saúde. O termo de recebimento de bens e responsabilidades envolveu a Federação Goiana de Futebol, o governo do Estado, as secretarias e o Ministério Público de Goiás, por iniciativa do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Saúde que fiscaliza o programa.

A entrega ocorreu na Praça Cívica em cerimônia com a presença do governador Marconi Perillo, do procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, do coordenador do CAO, promotor de Justiça Marcelo Celestino, do presidente da FGF, André Pitta, alguns dos prefeitos e dos secretários de Saúde das cidades contempladas, todas participantes do Campeonato Goiano 2011. Marcelo Celestino estima que aproximadamente R$ 450 mil foram investidos nos bens e autorizações de exames entregues hoje.

Para ganhar os prêmios, as secretarias desenvolveram ações básicas de saúde. A participação dos torcedores foi na troca de notas fiscais por ingressos para os jogos, mas respondendo, nos cupons, antes, enquete sobre saúde, a qual ajudou a mapear o setor nestas cidades. “A ligação entre esporte e saúde é muito importante para a melhoria na qualidade de vida”, afirmou Marcelo Celestino que defendeu a continuação da campanha.

Tanto o promotor, quanto o procurador-geral, salientaram em seus pronunciamentos, que a intenção do MP foi a de estimular investimentos em prevenção às doenças. “Esta é uma ação de cidadania”, reforçou Benedito Torres. Já o governador, não apenas confirmou que pretende estender o apoio a campanha similar em 2012, envolvendo a FGF e apoiando os clubes de futebol, como elogiou as iniciativas do CAO Saúde no mesmo sentido. “O Ministério Público de Goiás é operoso e correto, sensato, mas cobrador, fiscalizador. Não se limitando à sua função constitucional, demonstra um espírito de Justiça muito grande”, afirmou Marconi Perillo.

André Pitta destacou em seu discurso que o projeto da nota fiscal é amplo e alcançou 120 mil ingressos, com a entrega de 96 prêmios e mais de 150 toneladas de alimentos arrecadados e doados à Organização das Voluntárias de Goiás. (Texto: Marília Assunção – Fotos: João Sérgio / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

 

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação