Projeto Evolução Humana fala sobre valorização da vida
Este mês, a convidada do Projeto foi a professora e voluntária do Centro de Valorização da Vida – CVV, Silvia Maria Aquino Neves. O Centro, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar.
A professora falou sobre solidão, depressão e todos os sintomas que levam as pessoas a cometerem o suicídio, que nem sempre são identificados pela família ou amigos próximos das vítimas. O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública e tira a vida de uma pessoa por hora no Brasil. Ela falou, ainda, sobre a ajuda do CVV. “O trabalho consiste em oferecer atenção às pessoas angustiadas, solitárias, deprimidas ou até mesmo pensando em suicídio, que telefonam em busca de atenção, compreensão, respeito e, sobretudo, calor humano”.
Silvia Neves informou que existe total sigilo entre tudo que for conversado entre o voluntário e a pessoa atendida. Explicou, ainda, que a pessoa não precisa se identificar e o telefone da unidade não tem identificador de chamadas. Mas frisou que os voluntários do CVV não substituem profissionais como psicólogo, o terapeuta ou o psiquiatra, nem também prestam ajuda material de qualquer espécie.
Após a palestra, a Coordenadora de Evolução Humana, Ética, Espiritualidade e Fraternidade, Tatiane Aguiar Guimarães Silva, entregou um kit de publicações do MP a palestrante. A professora distribuiu cartilhas do CVV e também convidou todos para conhecerem o trabalho do Centro e se tornarem voluntários.
Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865 / 3209-2651
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial