Skip links

Projeto “Sensibilizar” – Alunos do Vitória de Santa Maria conhecem o Ministério Público

Visitar o Ministério Público de Sergipe e acompanhar a rotina dos Procuradores e Promotores de Justiça. Essa foi a experiência de dois jovens estudantes do “Centro Educacional Vitória de Santa Maria”. A inciativa faz parte do “Projeto Sensibilizar – O Ministério Público e o Jovem” que visa aproximar membros do MP aos adolescentes, principalmente daqueles que estão em situação de acolhimento.
 

O Projeto foi inspirado no bem-sucedido Programa “Empresário Sombra Por Um Dia”, criado pela Organização sem fins lucrativos “Junior Achievement”. O Programa tem o objetivo de permitir que estudantes do ensino médio acompanhem a jornada de trabalho de um profissional durante um dia, na expectativa de ajudá-los a descobrir qual profissão seguir, bem como incentivar noções de empreendedorismo.

Durante um dia, os adolescentes Igor Santos e Joelito Ferreira conheceram a sede do Órgão Ministerial e acompanharam, de perto, a rotina da Promotoria de Justiça dos Direitos à Educação. Os jovens ‘vivenciaram’ um pouco da rotina dos Promotores de Justiça Dr. Luís Fausto Dias de Valois Santos, e Dr. Cláudio Roberto Alfredo de Sousa e os trabalhos desenvolvidos na Promotoria.

Depois de visitarem a Sala de “Evolução Humana”, se reuniram com o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Orlando Rochadel Moreira. Dr. Orlando falou um pouco sobre o Projeto Sensibilizar: “Este Projeto é muito bonito. Ele engrandece não só o jovem que nos visita, mas oferece outra visão de mundo aos nossos membros. Esses meninos são o futuro do Brasil e cada um de nós deve zelar por eles e incentivá-los sempre ao estudo, maior riqueza que alguém pode ter”.

Os alunos ouviram histórias de experiências de vidas contadas por vários membros do MP. Histórias sobre as dificuldades, sobre os sonhos de cada um e sobre as batalhas enfrentadas para conseguirem estudar e alcançar o sonho de ser Procuradores e Promotores de Justiça. Todos foram unânimes em destacar o estudo como ferramenta fundamental para o crescimento profissional.

“Se os Senhores conseguiram, nós também podemos”, disse Igor muito entusiasmado. Os meninos agradeceram a acolhida dentro do Ministério Público e parabenizaram o projeto. “Sou um guerreiro e, se for vontade de Deus, vou continuar estudando para ter uma profissão digna”, salientou Joelito. Ao se despedirem, ambos comentaram: “Projetos como esse, nos tornam mais fortes e com vontade de lutar”.

Por Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa MP/SE

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação