Skip links

Promotora de Justiça de Sergipe é homenageada no Senado

A Promotora de Justiça do MP de Sergipe Dra. Adélia Moreira Pessoa foi homenageada pelo plenário do Senado Federal, nesta quarta-feira (06), durante sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Dra. Adélia recebeu o Diploma Bertha Luz .

Em sua 12ª edição, o prêmio foi instituído pela Resolução do Senado Federal 2/2001 com o intuito de homenagear mulheres que “tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero”. A cerimônia de premiação ocorre sempre em março, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, mas as indicações costumam ser feitas no final do ano anterior, e julgadas por uma comissão instituída com esse objetivo.

Por ter sido uma das principais incentivadoras da criação da Promotoria de Defesa dos Direitos da Mulher em Sergipe, dentre outras ações, a Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP) e a Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe (Adepol-SE) indicaram o nome da Promotora de Justiça. O vice-presidente da ASMP, o Promotor de Justiça Dr. Gilton Feitosa Conceição, compareceu à solenidade, para prestiagiar a colega, em nome de todos os membros da Associação.

Além de Dra. Adélia Pessoa, foram homenageadas também a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), a missionária Luzia Santiago, e as ativistas Amabília Vilaronga de Pinho Almeida e Telma Dias Ayres. Na oportunidade, foi lançada ainda a Procuradoria da Mulher do Senado Federal.

Quem foi Bertha Luz
Bertha Luz foi uma das pioneiras na defesa dos direitos da mulher no Brasil. Nascida em 1894 e defensora do voto feminino, Bertha Lutz foi deputada federal, quando lutou pelos direitos trabalhistas da mulher e do menor. Bióloga de profissão, formada pela Sorbonne, trabalhou como pesquisadora do Museu Nacional por mais de 40 anos. Faleceu em 1976.

Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa MP/SE

 

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação