Promotoria de Sta Terezinha lança campanhas do MP de proteção à infância
Foram lançadas no último mês, no município de Santa Terezinha de Goiás, as campanhas do Ministério Público de Goiás “Criança não é brinquedo” e “Você sabe com quem seu filho conversa na internet? Nem ele”. As atividades incluíram apresentação do material educativo de apoio às campanhas, palestras, caminhada e até assinatura de um termo de ajustamento de conduta para implementação de políticas públicas no município.
Logo no início do mês, a promotora de Justiça Tamara Cybelle Marques Oliveira do Amaral promoveu um encontro com autoridades locais visando sensibilizá-los para o tema. Participaram da reunião representantes das Secretarias Municipais da Educação e da Assistência Social, dos Conselhos Tutelar e Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, além de coordenadores do Cras, Creas e Pastoral da Criança.
Na ocasião, a promotora falou sobre a importância do envolvimento e participação dessas entidades e de toda população no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, visando romper a chamada “cultura do silêncio”
Campanhas
Em novembro, a promotora de Justiça realizou uma palestra sobre o tema, no salão paroquial da Igreja Católica, apresentando também o vídeo e o livreto da campanha “Criança não é brinquedo. Violência sexual contra criança e adolescente não é brincadeira”, além de alguns vídeos sobre o problema, motivando as pessoas a denunciarem esses abusos.
Também foi apresentada a campanha “Você sabe com quem seu filho conversa na internet? Nem ele”, que incentiva os pais a acompanharem e orientarem as atividades e relacionamentos dos filhos no ambiente virtual, onde, conforme destaca a promotora, também é frequente a prática de abusos sexuais. O evento contou com a participação de autoridades locais, além de profissionais da área da educação e líderes religiosos.
Tamara Amaral firmou também parcerias para divulgação das campanhas, que podem ter seus conteúdos conferidos em outdoors, na Rádio Ativa FM, em órgãos públicos, escolas, igrejas, estabelecimentos e entre mensagens veiculadas por carro de som.
Caminhada
A campanha “Criança não é brinquedo. Violência sexual contra criança e adolescente não é brincadeira” foi levada para o alunado no dia 23 de novembro, quando foram ministradas palestras aos estudantes das redes pública e particular de ensino. O assunto foi tratado pela promotora de Justiça e pela psicóloga do Cras de Crixás, Lívia Carla Campos.
Após o término das conferências, todos foram convidados para uma caminhada pelo centro da cidade. O protesto contra o abuso sexual contra crianças e adolescentes foi animado com carro de som divulgando a mídia da campanha e alertando a sociedade para a importância das denúncias.
Por fim, foi firmado termo de ajustamento de conduta entre o MP e o município com o objetivo de implementar políticas públicas destinadas à prevenção e ao atendimento das vítimas de abuso e exploração sexual.(Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Fotos: aquivo da Promotoria de Justiça de Santa Terezinha de Goiás)
Público atento às palestras
Caminhada movimenta a cidade
Promotora (ao centro) e autoridades vestiram a camisa da campanha