Skip links

RIO GRANDE DO SUL: Palácio do MP sedia reunião técnica do Comitê em Defesa do Aeroporto Salgado Filho

Com objetivo de incentivar o debate sobre o futuro do Aeroporto Salgado Filho, contribuindo para uma definição sobre seu projeto de ampliação, o Ministério Público gaúcho sediou, nesta sexta-feira, 6, evento com a presença do Ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha. “Acredito que a falta de informação é um ingrediente definitivo para que se criem falsas polêmicas sobre um tema, por isso oferecemos nossa Casa para que autoridades e técnicos discutam o assunto e prestem os necessários esclarecimentos à sociedade”, disse o Procurador-Geral de Justiça do RS Eduardo de Lima Veiga na abertura da segunda reunião técnica do Comitê em Defesa do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Em entrevista aos jornalistas antes do evento, ocorrido no auditório do Palácio do MP, o Procurador-Geral de Justiça antecipou que o papel da Instituição neste momento é contribuir para o debate. “Esclarecendo-se todas as questões técnicas, a decisão passa a ser eminentemente política e devem ser tomada por aquelas pessoas que são eleitas e têm legitimidade para isso”, ressaltou. 

Em sua manifestação na abertura da reunião, o Ministro Padilha confirmou que a posição do Governo Federal é pela ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho, desde que possa continuar a atender Porto Alegre e região com segurança e padrão internacional. Alertou, no entanto, que a decisão final é do Conselho de Administração da Infraero, que deverá se manifestar no próximo dia 24 de fevereiro. 

O Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, ao saudar as autoridades presentes, destacou o trabalho já realizado no reassentamento das famílias que residiam nas proximidades do aeroporto e garantiu que a tarefa será concluída em parceria com o programa “Minha Casa Minha Vida”. “No dia 24 a Infraero deverá se pronunciar sobre a licitação das obras de ampliação da pista e, posso afirmar aqui, que não haverá nenhum impedimento para obra”, concluiu. 

O Secretário Estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, que representou o Governo do Estado na reunião, disse que “o Governo se agrega a esse movimento para que essa obra inicie o mais breve possível. Queremos ajudar para acelerar o processo”. 

Também prestigiaram a abertura da segunda reunião técnica do Comitê em Defesa do Aeroporto Internacional Salgado Filho, representando a Presidência da Assembleia Legislativa, o Deputado Ronaldo Santini, representando a Câmara de Deputados, o Depurado Federal Henrique Fontana; o Defensor-Público-Geral, Nilton Arnecke Maria; o Presidente da Infraero, Antônio do Vale, o Vice-Presidente do TJ/RS, Francisco Moesh; o Presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci; a Coordenadora do Centro de Apoio de Defesa do Consumidor do MP, Caroline Vaz; o Procurador da República Eurico de Freitas, o Superintendente do Aeroporto Internacional Salgado Filho, Wilson Brandt Filho, entre outros. 

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação