SALINÓPOLIS: MP instaura Inquérito para apurar denúncias feitas pelo Banco Internacional do Funchal
Em Salinópolis, nordeste do Estado, o promotor de Justiça Amarildo da Silva Guerra, instaurou na data de hoje, 24, Inquérito Civil (IC) por meio da Portaria n. 01/2014-MP/2ºPJS, para apurar as denúncias formalizadas pelo Banco Internacional do Funchal S/A (Banif), contra a prefeitura municipal de Salinópolis, pela ausência de repasse de valores ao Banco das prestações de empréstimos consignados celebrados por servidores municipais e descontados de seus contracheques.
Em maio de 2010, a prefeitura de Salinópolis celebrou convênio com o Banif com o objetivo de fazer concessão de empréstimos aos servidores públicos municipais, mediante consignação em folha de pagamento, mas a prefeitura não vem repassando os valores consignados desde janeiro de 2013.
Segundo o promotor, “os documentos enviados pelo Banif à promotoria de Justiça informam a relação dos servidores públicos municipais de Salinopólis que fizeram empréstimos consignados, bem como, o valor total em atraso dos repasses feitos pela prefeitura”.
Na portaria, o promotor de Justiça Amarildo Guerra, determina que seja autuado os ofícios e documentos encaminhados pelo Banco para serem registrados em livro próprio, assim como, comunicar ao procurador-geral de Justiça Marcos Antônio Ferreira das Neves, ao coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Constitucionais, Difusos e Coletivos e ao Banif, sob a instauração do Inquérito Civil.
Texto: Eliana Souza (graduanda de jornalismo)
Revisão: Edyr Falcão (Assessoria de Imprensa)
Foto: PJ de Salinópolis