SANTA CATARINA – Após acordo com o MPSC, Município de Guarujá do Sul ampliará estrutura do Conselho Tutelar
Nesta terça-feira (13/7) o dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente completou 31 anos, o Ministério Público de Santa Catarina e o Município de Guarujá do Sul firmaram Termo de Ajustamento de Conduta para que o Conselho Tutelar seja instalado em nova e ampla sede nos próximos meses. Além de ampliar a estrutura física do órgão, também serão fornecidos equipamentos e materiais de manutenção, a fim de melhorar o atendimento à população.
Com a assinatura do acordo proposto pela Promotoria de Justiça da Comarca de São José do Cedro, o Município de Guarujá do Sul comprometeu-se em garantir, no prazo de 60 dias, outro local para que o Conselho Tutelar desenvolva suas atividades, devendo a sede atender as exigências legais como quantidade mínima de salas, especialmente espaço reservado para realização de atendimentos dos casos e acessibilidade. Ainda, será fornecido a todos os conselheiros tutelares computador e mesa de trabalho adequados.
“O Conselho Tutelar é um ator fundamental para proteger a criança e o adolescente, colocando-os a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão e por isso é necessário fornecer condições para seu funcionamento”, concluiu a Promotora de Justiça de Mariana Mocelin.
O documento foi firmado pelo Prefeito Cláudio Júnior Weschenfelder, em reunião que contou também com a presença da Procuradora-Geral do Município de Guarujá do Sul, Rosele Schmidt Winter; da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Clarice Spielmann; e do Presidente do Conselho Tutelar Guarujá do Sul, Delmar Meneghel.
LEIA TAMBÉM:
31 anos de ECA: um compromisso de todos – Artigo de autoria Promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega, Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) do Ministério Público de Santa Catarina.