SANTA CATARINA: Cine Theatro Manoel Cruz, de Tijucas, deverá ser restaurado
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve decisão judicial favorável para restaurar e conservar o Cine Theatro Manoel Cruz, imóvel construído em 1926 e tombado pelo Patrimônio Histórico em 1988, em Tijucas. A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) deverá apresentar um projeto de restauração em até 120 dias. Depois, a FCC e os seis herdeiros do imóvel terão 90 dias para executar o projeto. Os prazos passam a valer a partir do trânsito em julgado da ação civil pública, ajuizada pelo MPSC.
O referido bem é um antigo imóvel localizado na Rua Coronel Galotti, número 30, no Centro de Tijucas. Na década de 1930, foi uma das principais casas de dança do interior do Estado e palco de espetáculos de grandes companhias teatrais da época. Além disso, foi no Theatro Manoel Cruz que os catarinenses assistiram aos filmes mudos nacionais e mundiais, acompanhados de orquestras musicais. Somente em 1932 começaram as exibições de filmes falados.
Mesmo diante da sua importância histórica, o imóvel foi abandonado pelos herdeiros e pelo Poder Público. Atualmente, é ponto para usuários de drogas e moradores de rua. Relatório do Corpo de Bombeiros denuncia, ainda, o eminente risco de desabamento. Sendo assim, a 2ª Promotoria de Justiça de Tijucas ajuizou ação civil pública para obrigar os responsáveis a zelarem pelo bem histórico.
Da decisão, cabe recurso. (Autos n. 0002595-53.2013.8.24.0072)