SANTA CATARINA – Grupos do Gabinete Gestor de Crise se reúnem diariamente para resolver demandas institucionais
Os subgrupos do Gabinete Gestor de Crise do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) estão se reunindo diariamente por videoconferência na intenção de buscar soluções às dificuldades apresentadas pelos membros e servidores da instituição em relação às medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.
Após ser acionado na última segunda-feira (16/3) pelo Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, o Gabinete Gestor de Crise foi dividido em quatro subgrupos de trabalho, com o objetivo de otimizar a resposta às diversas demandas que vêm sendo encaminhadas. São eles: questões administrativas e de TI, orientações para atividades de execução, comunicação e segurança institucional.
Confira um pouco da atuação de cada subgrupo:
Questões administrativas e de tecnologia da informação
Coordenado pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Fábio Strecker Schmitt, a prioridade do subgrupo de questões administrativas e de TI é o desenvolvimento do trabalho remoto dos colaboradores da Instituição, considerando que praticamente todas as atividades estão funcionando dessa forma. O foco neste momento está na contratação emergencial de um novo link de internet, que permita dobrar a capacidade de acesso.
Além disso, estão sendo tomadas providências relativas à compra e manutenção dos serviços administrativos. Com a aproximação do fim do mês, o subgrupo está se dedicando, também, para que todos os pagamentos a fornecedores seja realizado normalmente.
Para entrar em contato com este subgrupo, envie um e-mail para subpgjadm@mpsc.mp.br.
Orientações para as atividades de execução
O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Alexandre Estefani, coordena o subgrupo voltado às atividades de execução. Nesse âmbito, a atuação está voltada, sobretudo, à elaboração de minutas de recomendações e de ações para a atividade-fim, bem como de respostas às dúvidas encaminhadas pelos órgãos de execução.
Além disso, o subgrupo também tem se dedicado à análise da necessidade de melhor regulamentação pelo Governo do Estado sobre os serviços, principalmente industriais, que podem continuar funcionando em Santa Catarina. Outro tema debatido é a atuação preventiva no caso das igrejas e templos que anunciaram, via internet, a continuidade de cultos ou o possível descumprimento do decreto do governo.
O contato com este subgrupo pode ser feito pelo telefone 49 98801-7723 ou pelo e-mail subpgjins@mpsc.mp.br.
Segurança Institucional
O monitoramento da segurança nas áreas físicas do MPSC em todo o estado, incluindo a fiscalização do acesso de pessoas a essas unidades, está sendo discutido diariamente pelo subgrupo da segurança institucional, coordenado pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Fábio de Souza Trajano.
O subgrupo também tem tomado providências relativas ao sistema de trabalho nos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e na Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional do MPSC (CISI)
O telefone para contato é 48 99154-6138 ou 48 99167-8585. E-mails podem ser enviados para cisi@mpsc.mp.br.
Comunicação interna, com a sociedade e com o TJSC
O subgrupo da comunicação, coordenado pela Assessora do PGJ, Promotora de Justiça Ariadne Klein Sartori, concentra seus esforços para levar aos membros e servidores, de forma eficiente, informações atualizadas sobre as medidas adotadas pela Administração Superior, pelo Governo do Estado e pelo Tribunal de Justiça e as orientações para o período de isolamento. Além disso, o grupo inicia agora o levantamento e a divulgação das ações promovidas pelas Promotorias de Justiça.
Para consultar o subgrupo, utilize o telefone 48 999814469 ou o e-mail acklein@mpsc.mp.br.
Gabinete Gestor de Crise
Instituído pelo Ato n. 590/2015/PGJ, o Gabinete Gestor de Crise do MPSC é um grupo de trabalho temporário e vinculado diretamente ao Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, com a finalidade de promover o gerenciamento de crises no campo de ação institucional.
Esse gerenciamento se dá pela identificação e aplicação dos recursos estratégicos adequados para a solução da crise, que pode ser qualquer incidente de segurança, ameaça ou situação crítica, social e institucional que exija uma postura fora da rotina do MPSC, como é o caso do novo coronavírus.
O gabinete é presidido pelo Procurador-Geral de Justiça e conta com integrantes da equipe do PGJ e da Corregedoria-Geral do MPSC, além de Promotores de Justiça com atuação nas mais diversas regiões do estado.