Skip links

SANTA CATARINA – HEMOSC certifica MPSC como Empresa Solidária

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) aderiu ao Projeto Empresa Solidária do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC). A partir de agora, a Instituição é parceira do HEMOSC, incentivando a doação de sangue para salvar vidas. O Subprocurador-Geral de Justiça, Cid Luiz Ribeiro Schmitz, e o Secretário-Geral do MPSC, Promotor de Justiça Fernando da Silva Comin, receberam nesta segunda-feira (12/6), o certificado que reconhece o MPSC como empresa participante do projeto.

O Projeto Empresa Solidária tem como objetivo aumentar o número de doações conscientizando empresas e instituições no processo de educação para doação espontânea de sangue. A iniciativa tem ainda como proposta incentivar, periodicamente, as empresas a sensibilizarem seus funcionários a tornarem-se doadores regulares.

O Ministério Público está fazendo a sua parte. Desde o primeiro dia de junho vigora uma campanha interna, lançada com o mote “Você é o tipo de alguém”, que ilustra a diversidade de biotipos e raças humanas, mas destacando a particularidade que faz de todos iguais: todas as pessoas são, potenciamente, doadores de sangue. O que importa é o interior, o que corre nas veias. Passados 12 dias pós-lançamento, 15 candidatos e 12 doações efetivas, todas na Comarca da Capital, já foram realizadas.

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Cid Luiz Ribeiro Schmitz, enfatizou a identificação dessa prática com o trabalho do MPSC. “É um trabalho dedicado a defender a sociedade, e a saúde é um dos principais pilares do direito do cidadão. Não só nesse, mas em qualquer outro programa em que o HEMOSC necessite de apoio, o Ministério Público estará sempre de portas abertas”, ofereceu.

O Secretário-Geral do MPSC, Promotor de Justiça Fernando da Silva Comin, salientou a importância da iniciativa, tanto para as duas instituições quanto para a sociedade. ¿Isso faz com que a gente consiga melhorar a consciência dos colaboradores a respeito do compromisso social que é ser membro do Ministério Público de Santa Catarina, exercendo plenamente a cidadania e sendo um difusor desses valores¿, afirma.

A Assistente Social e responsável pelo setor de captação de doadores, Roseli Sandrin, falou sobre o sentimento de participação que a prática da doação de sangue traz aos voluntários. “Há 15 anos, foi lançada no HEMOSC a campanha ‘Doar para ser feliz’. Na época, nós nos questionamos a respeito do slogan, se a doação de sangue proporcionava isso. E eu disse: ‘Sim, é isso! Temos realmente essa a sensação. Você ofereceu seu braço, enfrentou o que até então era desconhecido. Doa-se para ajudar e ajudando quem precisa, mesmo sem saber quem é, as pessoas ficam felizes, faz bem”.

Roseli também lembrou que, além da necessidade de estoque para vítimas de acidentes, existem as pessoas que precisam de doação de sangue durante toda a vida, como os talassêmicos (distúrbio sanguíneo que envolve menores quantidade de proteínas transportadoras de oxigênio no sangue), os hemofílicos e os portadores de anemia falciforme.

O Brasil é referência em doação de sangue entre os países latinoamericanos, com 3,8 milhões de unidades de sangue colhidas sem remuneração, segundo a Organização Panamericana da Saúde (OPAS). Além disso, é o terceiro país no ranking mundial de doação de medula óssea.

A campanha interna do MPSC ganhará nova abordagem. Além da chamada no Portal Institucional, as redes sociais ganharão conteúdo exclusivo, a ser publicado durante todo o mês de junho.

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação