SANTA CATARINA – Mais de 10 mil títulos estão disponíveis na Biblioteca do MPSC
A Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira conta com um amplo acervo especializado na área do Direito, centrado nas principais áreas de atuação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC): Constitucional, Criminal, Cível e Defesa da Coletividade. São mais de 10.800 títulos, somando 18.691 exemplares, além de 186 títulos periódicos com 47.389 artigos catalogados. Todos o material é disponível para pesquisas, tanto para membros e servidores do MPSC, quanto para o público externo.
Entre os serviços oferecidos pela Biblioteca estão atendimento ao usuário, pesquisa, empréstimo e reserva de obras, levantamento bibliográfico, fotocópias, disseminação seletiva da informação, empréstimo interbibliotecário e conteúdo digital de doutrina e jurisprudência, da Base de Dados Revista dos Tribunais Online. Além disso a biblioteca possui um espaço no Portal MPSC, onde é possível fazer consultas ao seu catálogo online.
O público externo pode utilizar o espaço para estudar e realizar pesquisas. A biblioteca conta com uma sala de estudos privativa e espaço aberto para pesquisa, acesso ao acervo da biblioteca para pesquisa e estudo, sendo necessária apenas a identificação na entrada. Os empréstimos só são autorizados aos Procuradores e Promotores de Justiça, assessores, servidores e estagiários cadastrados no sistema da Biblioteca. No ano passado foram realizados, em média, 377 empréstimos por mês.
Segundo a Gerente de Biblioteca Rosiane Maria Campos, a maioria dos frequentadores é de estudantes dos cursos de Direito e de concursos públicos, não necessariamente ligados ao MPSC. “A maioria acaba vindo pois conhece alguém do MPSC que indicou a biblioteca, mas hoje temos cerca de 20 pessoas, todos estudantes ou de concursos ou de cursos de Direito, que frequentam nosso espaço regularmente e estão aqui com a gente quase todos os dias”, conta Rosiane.
Uma dessas pessoas é o advogado Marco Antônio Cardoso, que atualmente está estudando para um concurso público e frequenta o espaço da Biblioteca de segunda a sexta-feira. Cardoso considera o ambiente muito agradável e favorável a seu estudo, “Temos uma convivência diária com os profissionais da biblioteca, e geralmente os frequentadores também estão estudando para concursos, seja de Magistratura ou do próprio MPSC, o que nos deixa muito mais à vontade”, afirma.
Seis servidores trabalham atualmente na Biblioteca, e o objetivo é que nos próximos anos, além da incorporação de novos títulos e atualização de outros impressos, seja implantada a Biblioteca Digital, que tornará o acervo ainda mais acessível.