SANTA CATARINA – MPSC amplia atendimento presencial
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) amplia atendimento presencial. A partir desta quinta-feira (1/7), haverá pelo menos um integrante do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em trabalho presencial nas regiões classificadas como de risco potencial de contágio gravíssimo. Até então, nessas regiões o regime de trabalho poderia ser o remoto, mesmo assim o atendimento ao cidadão nunca parou, sendo realizado por videoconferência, WhatsApp e até mesmo, por meio de atendimento presencial.
O retorno gradual das atividades presenciais vai continuar seguindo a segurança sanitária dos cidadãos e dos integrantes do MPSC frente à pandemia de COVID-19. A Portaria conjunta N. 2.085, da Procuradoria-Geral de Justiça e da Corregedoria-Geral do MPSC, editada nesta terça-feira (29/6), altera a Portaria Conjunta n. 3.244/2020, que dispõe sobre as medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (COVID-19) e as atividades do Ministério Público de Santa Catarina.
Desde o início da pandemia, o MPSC não parou de atuar um dia sequer no enfrentamento ao novo coronavírus. Já são mais de 4,4 mil procedimentos judiciais e extrajudiciais instaurados e inúmeras iniciativas na área de inovação que auxilia o cidadão a ter informações com qualidade.
Foi desenvolvido no último ano, por exemplo, a Catarina, uma atendente virtual, que já realizou mais de 50 mil atendimentos virtuais. Também foi desenvolvido um aplicativo com os serviços mais procuradores pelos cidadãos, o MPCatarina, e ainda foi colocado á disposição dos cidadãos ferramentas como os painéis que mostram em tempo real os recursos destinados ao combate à pandemia de COVID-19; a situação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
Também foi lançado recentemente, em conjunto com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/SC), um site que reúne em um único endereço eletrônico as informações fornecidas pelas administrações municipais sobre as datas, os locais, o público prioritário que está na vez de ser imunizado e os documentos que são exigidos para a vacinação.