SANTA CATARINA – MPSC conquista prêmio Ser Humano com Programa Aprendiz
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) conquistou o prêmio “Ser Humano SC 2019” na categoria Gestão de Pessoas – Desenvolvimento, como reconhecimento pelo Programa Aprendiz desenvolvido pela Instituição. Pioneiro no Ministério Público brasileiro, o Programa seleciona jovens estudantes em situação de vulnerabilidade social, com a intenção de criar oportunidades e contribuir para o seu desenvolvimento social e profissional, auxiliando-os na inserção no mercado de trabalho.
Criado em 2016, o programa passou por uma ampliação no último ano, permitindo que mais jovens tenham a chance de participar e contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária. Além do aumento no número de vagas, ampliado de 20 para 30, o projeto passou a ser executado em mais oito cidades – São José, Palhoça, Balneário Camboriú, Joinville, Chapecó, Criciúma, Lages e Laguna ¿ além da capital.
“O Prêmio é o reconhecimento de que o Programa faz diferença na Instituição, de que a Comissão envida esforços necessários para sua execução com excelência e de que, sobretudo, faz diferença na vida dos jovens que participam”, comentou a servidora da Coordenadoria de Recursos Humanos do MPSC (CORH) e Secretária da Comissão de Acompanhamento do Programa Aprendiz, Juliana Martins Barreto Abreu, que inscreveu o Programa no Prêmio.
A comissão de Acompanhamento do Programa Aprendiz é composta pelo Coordenador de Recursos Humanos e Presidente da Comissão, Andreas Jumes, pela servidora Juliana Martins Barreto Abreu, da CORH, pelos servidores do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ), a Analista em Psicologia, Daphne de Castro Fayad, a Analista em Serviço Social, Ana Soraia Haddad Biasi, o Assessor de Gabinete, Volmir Zolet da Silva Junior, a Assessora Jurídica, Deborah Cristina Delgado Guerreiro e pela Analista em Pedagogia do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Gisela de Amorim Costa.
Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), o Prêmio Ser Humano SC tem como objetivo reconhecer estudantes, profissionais e organizações públicas e privadas que tenham contribuído de forma relevante para a evolução da prática de Gestão de Pessoas, visando promover o desenvolvimento humano e da organização. O evento de premiação acontece no dia 19 de março de 2020, na cidade de Itajaí.
O Programa Aprendiz
O Programa Aprendiz seleciona jovens para ocuparem vagas em diversas áreas do MPSC, por até dois anos, recebendo um salário-mínimo como remuneração. Na Grande Florianópolis, a entidade responsável pela seleção dos aprendizes e pelo desenvolvimento do programa é a Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (RENAPSI) e, no interior, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Para ser selecionado, é necessário ter entre 14 a 18 anos e estar cursando o quinto ano do ensino fundamental ou o ensino médio, além de atender, conforme dispõe o Ato n. 389/2018/PGJ, a um ou mais dos seguintes requisitos: ser oriundo de família com renda per capita inferior a dois salários mínimos; ser egresso do sistema de cumprimento de medidas socioeducativas; estar em cumprimento de medida socioeducativa; ser egresso de serviço ou programa de acolhimento; estar inserido em serviço ou programa de acolhimento; estar em situação de vulnerabilidade. Além disso, 20% das vagas são destinadas a jovens com deficiência, sem limitação de idade. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail aprendiz@mpsc.mp.br, ou pelo telefone (48) 3330-2569.