Skip links

Santa Catarina: MPSC denuncia 16 pessoas em continuidade à Game Over II

Nesta quinta-feira (23/5), outros dois policiais foram presos preventivamente como resultado das investigações envolvendo o jogo do bicho na região de São Bento do Sul. As prisões cumpridas ontem, de um Policial Civil e um Policial Militar, foram pedidas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em denúncia apresentada à Justiça contra 16 pessoas, por contravenção penal do jogo do bicho, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e violação de sigilo funcional e formação de quadrilha. Entre os denunciados, estão um Delegado de Policia Civil do Paraná, uma Delegada de Polícia de Santa Catarina, um Policial Civil e dois Policiais Militares.

Ao todo, seguem presos preventivamente sete pessoas: um Delegado de Polícia do Paraná, um Policial Civil, dois Policiais Militares e outras três pessoas tidas como cabeças da organização criminosa.

A denúncia foi entregue pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Bento do Sul e recebida pela Justiça em 23 de maio. No texto, o Promotor de Justiça Marcio Gai Veiga descreveu a prática de 158 crimes e contravenções penais pela organização criminosa.

Entenda o caso

A investigação na Promotoria de Justiça iniciou em setembro de 2012, segundo o Promotor de Justiça Marcio Gai Veiga, em virtude da reiterada e notória prática da contravenção penal do jogo do bicho na região de São Bento do Sul. As investigações prosseguiram em caráter sigiloso por vários meses. Durante esse tempo, segundo a denúncia, foi possível observar o modo de operar da organização criminosa. Veiga informa que o foco da investigação não era especificamente a contravenção do jogo do bicho, que vinha sendo objeto de repressão pelas Polícias Civil e Militar. “O objetivo foi justamente apurar eventuais outros crimes praticados pelos banqueiros do jogo do bicho investigados, em especial corrupção de agentes públicos e lavagem de dinheiro”, explica.

Com o decorrer das apurações, foi possível observar o modo de operação da organização criminosa. Foi apurada, também, a participação de Policiais Civis e Militares no esquema criminoso. Dando continuidade à investigação no dia 29 de abril, foi deflagrada a operação denominada “Game Over II”, que contou com o apoio do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) da região de Joinville.

Nesse mesmo dia, foi preso em flagrante um Delegado de Polícia da Cidade de Rio Negro/PR, no momento em que recebia propina de dois bicheiros, que também foram presos em flagrante. Ainda na mesma data, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em São Bento do Sul, cinco mandados de prisão temporária, efetuadas duas prisões preventivas e interditadas duas Casas Lotéricas de São Bento do Sul.

Saiba mais:

Como o MP atua no combate às organizações criminosas

Assista ao vídeo O Ministério Público contra o Crime Organizado

 

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação