SANTA CATARINA: MPSC e órgãos de fiscalização ambientais debatem integração em Joinville
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deu continuidade nesta quinta-feira (9/9) à série de encontros regionais com o intuito de aprimorar a atuação integrada das instituições de defesa do meio ambiente catarinense. O evento foi realizado em Joinville. O evento serviu para estreitar ainda mais as relações entre os órgãos de defesa do meio ambiente, de modo a dar mais efetividade à atuação dos Promotores Justiça na área ambiental. Durante o encontro, os participantes apresentaram a sua estrutura de trabalho, discutiram os temas mais recorrentes da área ambiental na região e traçaram metas para atuação integrada e efetiva.
O evento é promovido pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME) do MPSC e Promotorias Regionais, com apoio da FATMA e PM Ambiental. Os primeiros encontros foram realizado em Lages e Herval d’Oeste e os próximos ocorrem nos municípios de Criciúma, Blumenau e Florianópolis.
Participaram do “Diálogos Interinstitucionais” em Joinville, o Coordenador o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME), Promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli, os Promotores Regionais do Meio Ambiente André Barbuto Vitorino (Canoinhas) e Alexandre Schmitt dos Santos (Jaraguá do Sul), e os Promotores de Justiça Marcelo Mengarda (Joinville) e Glauco José Riffel (São Bento do Sul).
Palestra
Na quinta-feira (10/9), ainda em Joinville, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Promotor Regional do Meio Ambiente de Jaraguá do Sul Alexandre Schmitt dos Santos, atendendo a convite da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), palestraram sobre as áreas de preservação permanente (APPs) em área urbana consolidada. a gestores dos municípios associados e fiscais do meio ambiente e de áreas afins.