SANTA CATARINA: MPSC inaugura posto de atendimento presencial ao cidadão
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) inaugurou, na tarde desta segunda-feira (07/12), o primeiro Posto de Atendimento ao Cidadão e lançou a Política de Atendimento ao Cidadão da Instituição. O posto se localiza no Edifício Campos Salles, em Florianópolis, e tem como objetivo atender, acolher, triar e encaminhar as demandas dos cidadãos.
Funcionando desde outubro em caráter experimental, o centro de atendimento obteve relevantes resultados pelos serviços prestados às pessoas que buscam o Ministério Público. “Neste curto período de funcionamento do posto recebi informações positivas de pessoas que se impressionaram com a eficiência apresentada pelo atendimento, destacando o respeito e a atenção demonstrada pelos servidores”, afirmou o Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, durante a cerimônia de inauguração do Posto de Atendimento ao Cidadão.
Responsável pelo funcionamento do posto, a chefe do Setor de Atendimento ao Cidadão (SEAC), Kátia de Jesus Wermelinger explicou o funcionamento do serviço e comentou sobre o que as pessoas podem esperar ao serem atendidas. “Nossa intenção é realizar o encaminhamento correto do pedido feito pelo cidadão com um atendimento qualificado e trabalho didático para explicar quais os passos deverão ser feitos e como fazê-los”, disse Kátia.
Projeto focado no atendimento
O Posto de Atendimento ao Cidadão faz parte do projeto “Atendimento de Excelência ao Cidadão no MPSC” desenvolvido pela Procuradoria-Geral de Justiça, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e da Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO).
Conduzido pela consultora e doutora Aline Regina dos Santos, professora do Curso de Administração Pública da ESAG/UDESC, o projeto “Atendimento de Excelência ao Cidadão no MPSC” começou com um mapeamento interno.
No levantamento inicial, em 2014, a consultora percorreu três locais que costumam receber grande número de pessoas: a recepção da sede das Promotorias de Justiça da Coletividade da Capital, no Edifício Campos Salles; a Ouvidoria do MPSC; e a 30ª Promotoria de Justiça da Capital, responsável pelas questões relacionadas aos direitos humanos.
Na segunda fase, o diagnóstico foi ampliado com visitas às Promotorias de Justiça com atuação na área da infância e juventude, criminal, do controle externo da atividade policial, da moralidade, do meio ambiente, do consumidor, da saúde, da violência doméstica, da família e dos registros públicos.
Também foi realizado treinamento piloto sobre “Excelência no Atendimento ao Cidadão no MPSC” na Capital e depois seguiu para o interior do Estado.
SEAC
Uma das iniciativas do Projeto de Atendimento de Excelência ao Cidadão também foi a criação do Setor de Atendimento ao Cidadão (SEAC), que conduzirá o atendimento ao cidadão, a gestão da central telefônica da instituição e supervisionará os servidores terceirizados do MPSC. Em conjunto com o CEAF, o SEAC também desenvolverá um curso a distância para membros e servidores.