SANTA CATARINA: MPSC obtém condenação de motorista que tentou matar motociclista
O Tribunal do Júri da Comarca de Joinville condenou Daltro de Arruda da Silva a 6 anos de reclusão, a ser cumprido em regime semiaberto, pela tentativa de homicídio de um motociclista no trânsito em setembro de 2013.
O incidente ocorreu na rua Florianópolis, localizada no bairro Jarivatuva, em Joinville. Na ocasião, o réu apresentava sinais de embriaguez e dirigia de maneira descontrolada pela pista, até o momento em que parou o carro e bloqueou o trânsito. Logo atrás, o motociclista Antônio Carlos Vieira Machado buzinou para que Daltro liberasse a rua e, ao ultrapassá-lo, “bateu” no espelho retrovisor do veículo do réu.
A partir deste momento, Daltro acelerou o carro e foi em busca do motociclista, atingindo o veículo de Antônio. A colisão provocou a queda da vítima, a qual se chocou contra outro veículo e teve os membros inferiores quebrados. O tombo fez com que Antônio fosse internado por meses no hospital com a necessidade de diversas cirurgias para a recuperação das pernas.
Após ser autuado pela polícia, Daltro demonstrou-se alterado e ameaçou os oficiais presentes no local. Conforme o depoimento de um dos policiais, o réu afirmou que não seria preso devido ao seu pai ser empresário e ter o irmão como advogado.
A materialidade do crime foi reconhecida pelo Tribunal do Júri nesta terça-feira (23/02). Segundo a sentença, o réu foi condenado pelo crime previsto no art. 121, § 2º, incisos II e IV, c/c artigo 14, os quais preveem por homicídio tentado mediante recurso que impossibilite a defesa da vítima.
O Júri foi presidido pela Juíza de Direito Karen Francis Schubert Reimer. Pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) atuou o Promotor de Justiça Ricardo Paladino e a defesa foi feita pelo Defensor Público Vinícius Ignácio Garcia. Cabe recurso da decisão. (Autos n. 0000564-65.2013.8.24.0038)