SANTA CATARINA: MPSC participa da criação da Escola Nacional do Ministério Público
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) participou da criação da Escola Nacional do Ministério Público (ENAMP). Trata-se de um instrumento para estimular a produção e difusão do conhecimento no órgão ministerial, por meio da realização de cursos e pesquisas. A ENAMP foi criada durante a 3ª Reunião do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP), nos dias 20 e 21 de agosto, em Belo Horizonte.
“A escola atuará como vetor da cultura, dos valores e das boas práticas dos Ministérios Públicos de todo o País e, a partir dela, serão produzidos e divulgados ensinamentos que instrumentalizem a atuação dos Promotores de Justiça. Ganha o Ministério Público, que terá uma ferramenta de capacitação de seus membros, e ganha a sociedade, que terá Promotores de Justiça cada vez mais preparados para enfrentar os desafios que lhe são postos”, explica a Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público de Santa Catarina (CEAF/MPSC), Promotora de Justiça Vanessa Wendhausen Cavallazzi, que participou da reunião em Minas Gerais.
A criação da ENAMP é um avanço na formação e capacitação dos agentes políticos e administrativos do órgão ministerial porque democratiza o acesso à informação produzida em todas as unidades do MP brasileiro. De acordo com o presidente do CDEMP, Promotor de Justiça Eduardo Diniz Neto, a criação da escola é uma aspiração antiga e tem como objetivo difundir as ideias fundamentadas nas melhores práticas de atuação do Ministério Público e estimular o discurso referente ao órgão. “A escola vai auxiliar na atuação funcional de nossos membros, muitas vezes solitária, principalmente nas áreas mais polêmicas”, explica Diniz.