Skip links

Santa Catarina: MPSC simula incêndio e desocupação de prédio na Capital

A rua Pedro Ivo, no Centro de Florianópolis, será interditada em frente ao prédio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), edifício Campos Salles, nesta quinta-feira (25/09), para a realização do Exercício de Evacuação do Ministério Público de Santa Catarina. A simulação está prevista para começar às 14h.

O objetivo é treinar os cerca de 500 servidores que trabalham no prédio a desocupar corretamente o edifício em caso de incêndio. O treinamento terá duração de 30 a 45 minutos, com a presença do Corpo de Bombeiros, do 4º Batalhão da Polícia Militar e de policiais militares que atuam na sede do MPSC, na Casa do Barão, também no Centro da Capital.

Alarmes serão ligados, o prédio será totalmente desocupado e bombeiros e policiais simularão o atendimento emergencial às vítimas. Para evitar o pânico, a população que mora nas proximidades do local já está sendo comunicada do treinamento.

A iniciativa faz parte da campanha “Cultura de Segurança Institucional¿, proposta pela Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (CISI) do MPSC, que neste projeto busca difundir as práticas de prevenção para estabelecer segurança nos ambientes de trabalho.

O Coordenador de Inteligência Institucional do Ministério Público, Promotor de Justiça Sidney Eloy Dalabrida, explica a importância do projeto: “é fundamental que todos estejam conscientes da importância deste exercício. Vale lembrar que, conforme dados oficiais, em situações de emergência em face de incêndios ou catástrofes, o maior número de vítimas decorre sobretudo do pânico gerado e não do incidente propriamente dito.¿

O treinamento será feito de acordo com os procedimentos previstos pelo Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio e descritos no documento NBR ABNT 15219. A simulação do incêndio e a evacuação do prédio serão feitas desde o acionamento do alarme, passando pela análise da situação pelos policiais de plantão no prédio, convocação de apoio externo, primeiros-socorros, abandono e isolamento da área, confinamento e combate ao incêndio e, posteriormente, investigação das causas.

O edifício Campos Salles tem 12.167 m², 11 andares com salas administrativas, uma recepção no térreo e quatro pavimentos de garagem. 

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação