SANTA CATARINA – MPSC tem participação em Projeto vencedor de prêmio que reconhece contribuição para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU
A organização Social Good Brasil, com sede em Florianópolis, é vencedora do Prêmio ODS SC 2021, iniciativa do Movimento Nacional ODS Santa Catarina que reconhece ações desenvolvidas por seus signatários que contribuam com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, propostos pela Organização das Nações Unidas – ONU. O anúncio foi realizado na última sexta-feira (5), durante o Fórum Brasil ODS, com a entrega do Prêmio ODS SC 2021 para os vencedores de sete categorias. O SGB foi finalista da categoria Organização da Sociedade Civil com um projeto de Inteligência de Dados criado para enfrentar a pandemia do Coronavírus em Santa Catarina.
Em 2020, a organização criou uma Sala de Situação Digital com dados abertos à sociedade relativos à pandemia de COVID-19 em Santa Catarina. Foram criados sete “produtos de dados” – ferramentas, análises, instrumentos ou espaços virtuais para consumo de dados com objetivo de uma tomada de decisão, previsões ou projeções.
No caso do projeto voltado para o combate da Covid-19, foram criados os produtos: Banco de Dados Anonimizados de Casos Confirmados de COVID-19 em Santa Catarina & Suas Análises; Painéis de BI, Modelo Epidemiológico; Matriz Gutai; Análises Data for Good; Frente de Transparência e Paineis BI SC Leitos. Saiba mais sobre esse projeto acessando o relatório completo.
Participação do MPSC
O projeto “Dados contra a covid-19” foi lançado logo no início da pandemia e teve como objetivo organizar dados e desenvolver produtos que auxiliassem a atuação dos órgãos de execução do MPSC. A iniciativa foi o resultado deste trabalho colaborativo entre Ministério Público, Governo do Estado, Tribunal de Justiça, CIASC, Social Good Brasil, UFSC e COSEMS.
Com o uso de painéis que permitem a visualização gráfica de informações geradas pela integração de diferentes bancos de dados, as autoridades de saúde do estado e dos municípios puderam adotar medidas de controle ao avanço da pandemia de acordo com a realidade do momento de cada cidade e região.
Reconhecimento
Para o Coordenador do Núcleo de Inovação do Centro de Apoio Operacional Técnico do MPSC, Promotor de Justiça Guilherme Zattar, a premiação “representa o reconhecimento ao uso da inovação em proveito da sociedade, para o aumento da efetividade da atuação do Ministério Público na solução dos problemas em que é demandado”.
“Foi um importante trabalho voluntário para, com a metodologia proprietária do Social Good Brasil organizar todos os dados sobre a Covid em SC, criar uma força-tarefa para a criação de sete produtos de dados com o objetivo de salvar vidas. O prêmio é também o reconhecimento de todos que abraçaram esse projeto”, conta a presidente-voluntária Fernanda Bornhausen.
Foram 90 dias de trabalho com um grupo intersetorial de voluntários, que se uniu para desenhar uma estratégia baseada em um diagnóstico, estruturação de governança e construção dos produtos de inteligência de dados para ajudar os 295 municípios catarinenses. Esse trabalho foi desenvolvido a partir de um núcleo intersetorial de inteligência de dados com representantes do Governo do Estado de Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Laboratório de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento (ENGIN) do EGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS) e Data Science Brigade (DSB).
“No início parecia impossível, mas graças a dedicação, o amor e o carinho, conseguimos criar os produtos de dados para auxiliar a gestão de crise do coronavírus em Santa Catarina”, ressaltou Tiago Manke, coordenador de metodologias no SGB, ao receber o prêmio.
O Prêmio ODS Santa Catarina é uma iniciativa que busca disseminar ações realizadas pelos signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, ampliar o engajamento de pessoas e organizações que atuam com os ODS no Estado e aumentar as parcerias entre o Movimento, seus signatários, agências da ONU e governos no desenvolvimento de projetos.