SANTA CATARINA – MPSC visita escolas do estado no Dia Internacional contra a Corrupção
O Dia Internacional de Combate a Corrupção no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), comemorado nesta quinta-feira (9/12), foi marcado por roda de conversas em escolas de diversas regiões do Estado. Promotores e Promotoras de Justiça que atuam no combate à corrupção e nas mais diversas áreas de atuação passaram o dia falando com adolescentes sobre as diferentes formas de corrupção encontradas no cotidiano e sobre como prevenir esse tipo de atitude.
Estudantes de 12 e 13 anos foram incentivados a construir uma sociedade livre de corrupção. Ao longo do encontro, os alunos participaram de dinâmicas lúdicas e perguntas para identificar o que é corrupção a partir de exemplos simples e do cotidiano.
São Miguel d’Oeste
No município de São Miguel d´Oeste, alunos do Instituto Educacional CVE receberam instruções para combater a corrupção. A Promotora de Justiça Marcela Boldori Fernandes foi quem ministrou o encontro. “Atividades como essa são muito gratificantes e renovam nossa esperança de um país mais justo, mais ético e com menos corrupção”, conta.
Capinzal
Em Capinzal, a roda de conversa contou com a participação da Promotora de Justiça Francieli Fiorin. Lá, estudantes e educadores aprenderam sobre o tema. A professora Márcia Regina Melotto, da Escola Viver e Conhecer, acredita que “é pertinente esse assunto porque a corrupção não é só na política e no governo; a corrupção está no nosso dia a dia e no nosso cotidiano. Essa palestra vem ao encontro de tomarmos ações para que não aconteça esse tipo de corrupção nas escolas, nas cidades e no país’.
Laguna
A Promotora de Justiça Raíza Alves Rezende conduziu o encontro no Sul do estado, na Escola de Educação Básica Ana Gondin, em Laguna. A experiência motivou as mais de 20 crianças. “Elas se colocaram dispostos a mudar. Por mais difícil que seja a realidade de cada um, todos hoje saíram com o compromisso de refletir e de auxiliar o Ministério Público no combate a corrupção”.
Criciúma
Os alunos do EMEIEF José Contim Portella também debateram o tema. “São eles os nossos futuros adultos […] e ir até essas crianças e plantar a semente de fazer a sua parte é com certeza muito gratificante e uma medida pequena, mas que com certeza trará muitos resultados”, ressalta a Promotora de Justiça Andréia Tonin, que esteve na escola.
Imbituba
Em Imbituba, as crianças participaram do evento na Escola de Educação Básica Henrique Lages. A Promotora de Justiça Gabriela Cavalheiro Locks promoveu uma conversa por meio de dinâmicas para explicar aos alunos as “noções de integridade, de corrupção, de bem comum, de ética e, com isso, conscientizar esses adolescentes acerca do papel de cada um na conscientização e no combate à corrupção, seja ela em pequenas ou em grandes atitudes”, acrescenta.
A coordenadora da escola agradeceu a presença do Ministério Público e destacou o interesse dos alunos. “Nessa idade eles já tem a consciência do que é certo e errado e a importância de estar sensibilizando-os na questão da integridade”.
Ituporanga
Na Escola Aleixo Dellagiustina, o Promotor de Justiça João Paulo Bianchi Beal também aplicou dinâmicas e, na roda de conversa, falou sobre integridade, ética e honestidade. “Foi de extrema importância e relevância para a conscientização de cada um dos participantes acerca da importância e do impacto dos seus atos diários para a contribuição de uma sociedade mais justa”.
Canoinhas
O Promotor de Justiça Renato Maia de Faria conversou com os alunos e professoras sobre o tema. Os alunos participaram da dinâmica e entenderam na prática que a corrupção está em pequenos atos do dia a dia.
Ipumirim
Em Ipumirim, o Promotor de Justiça Stefano Garcia Silveira também levou informações relevantes sobre a atuação do MPSC e conversou com os alunos do Núcleo Educacional Municipal João Canton.
Chapecó
Em Chapecó, os Promotores de Justiça Bruno Vieira e Willian Valer estiveram na Escola de Educação Básica Bom Pastor. Na roda de conversa, demonstraram que a corrupção pode estar nos pequenos atos do cotidiano.
Xanxerê
O Promotor de Justiça Marcos Augusto Brandalise esteve na Escola Janete Cassol e desenvolveu a dinâmica com os alunos que constataram de forma lúdica a importância do combate à corrupção no dia a dia.