Santa Catarina: MPSC vistoria situação dos atletas de base dos clubes da Capital
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) vistoriou, no mês de maio, os alojamentos das categorias de base dos clubes de futebol Figueirense e Avaí, com intuito de apurar as condições estruturais e técnicas disponibilizadas aos atletas adolescentes. As vistorias foram realizadas pela equipe da 9ª Promotoria de Justiça da Capital, com atuação na área da infância e juventude, acompanhada por Assistente Social do MPSC.
Em reunião com as equipes técnicas dos clubes, a Promotora de Justiça Cristiane Rosália Maestri Böell coletou dados sobre a forma de trabalho com os adolescentes e respondeu a questionamentos sobre encaminhamentos jurídicos a serem adotados para proteção dos jovens atletas.
Para a Promotora de Justiça, em ambos os clubes os meninos têm seus direitos plenamente atendidos, vivendo em espaço físico adequado às suas necessidades e recebem suporte psicossocial e pedagógico, encontrando-se com seus direitos a saúde, educação, lazer e convivência comunitária garantidos.
Como destaques, a equipe da Promotoria de Justiça identificou como positiva existência de espaço físico para turmas de Educação de Jovens e Adultos dentro das próprias instalações das categorias de base no Avaí e a presença de pedagogo compondo a equipe técnica de atendimento diário aos atletas do Figueirense.