Skip links

Santa Catarina: No Alcance, a campanha contra a corrupção

A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” e a forma como o Ministério Público atua no combate a esse crime são os temas do programa Alcance deste mês. O coordenador estadual da campanha, Promotor de Justiça Henrique da Rosa Ziesemer, explica quais responsabilidades as empresas e as instituições devem assumir ao tornarem-se parceiras da campanha. O Programa estreia nesta quinta (18/7) às 19h, na TV UFSC/TV Brasil e pode ser assistido, também, no YouTube.

Os parceiros assinam um convênio em que se comprometem a divulgar os valores entre os seus públicos, “mas não fica só nisso, além de aderir eles também têm que promover as mudanças a que se pretende”, salienta o coordenador estadual da campanha.

Iniciada em Chapecó, em 2004, pelo Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, “O que você tem a ver com a corrupção?” tornou-se nacional e, agora, começa a despertar, também, o interesse de outros países. “Chamou a atenção de organismos estrangeiros, porque o combate à corrupção é uma bandeira no mundo inteiro. Então agora, no dia 24 de julho, o promotor Affonso Ghizzo vai apresentar a campanha na ONU, em Nova Iorque”, destacou Ziesemer.

No programa, o entrevistado também explica como os atos de corrupção podem ser denunciados ao Ministério Público e alerta para o papel da população, na fiscalização do uso dos recursos públicos. Ele esclarece que, no sistema constitucional brasileiro, uma instituição fiscaliza a outra , mas “a fiscalização mais importante é a do cidadão, tanto in loco, acompanhando as obras públicas, observando o painel de licitações, como, agora, também, através dos portais de transparência.”
 
Assista ao programa:
 
Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação