SANTA CATARINA – Novos Promotores de Justiça iniciam Curso de Ingresso no MPSC
Os novos Promotores de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) iniciaram nesta segunda-feira (19/6) o Curso de Ingresso na Carreira, etapa obrigatória do processo de vitaliciamento. Os 23 novos Promotores de Justiça do MPSC, aprovados no 40° Concurso para Promotor de Justiça, tomaram posse na sexta-feira (16/6), na Sede da Procuradoria-Geral.
Durante o Curso, que ocorrerá até o dia 30 de junho, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, os novos membros vão conhecer o funcionamento da Instituição, realidade prática da atuação ministerial e terão subsídios para o exercício do cargo nas principais áreas de atuação do órgão e para a gestão das Promotorias de Justiça.
“O Curso de Ingresso pretende fornecer aos novos colegas a visão geral do Ministério Público e de sua estrutura funcional, para que saibam a quem recorrer em caso de necessidade nos primeiros momentos da carreira. Também visa a indicar nossos princípios institucionais de atuação, voltada à resolução dos conflitos e à satisfação das demandas da sociedade. Já no mês de julho tem início o Curso de Vitaliciamento, em formato de especialização, da nossa Escola de Governo”, comentou o Diretor do CEAF, Promotor de Justiça Marcelo Gomes Silva.
O 40º Concurso
O concurso iniciou em maio de 2016 com mais de 3.500 inscritos. Ao longo do concurso, os candidatos passaram por cinco etapas. A primeira delas foi o processo seletivo preambular objetivo, que teve caráter eliminatório e consistiu na aplicação de provas matutinas e vespertinas no estilo de afirmativas verdadeiras ou falsas.
A segunda consistiu no processo seletivo preambular discursivo composto por dois grupos de provas de respostas discursivas, formado por questões teóricas e práticas. Logo em seguida foi realizada, por meio de dinâmicas de grupo, testes psicológicos e entrevista psicológica, a avaliação pscicológica dos candidatos.
Na quarta e penúltima etapa os candidatos passaram pela prova de tribuna, entrevista e prova oral. A Prova de Tribuna teve caráter classificatório e consistiu em apresentação oral perante a Comissão de Concurso. Após a Prova de Tribuna, no mesmo dia, os candidatos passaram pela entrevista realizada pela Comissão do Concurso.
Entre o dia 27 de março e 5 de abril, os candidatos realizaram a Prova Oral. A prova de caráter eliminatório abordou 13 temas que foram explicitados no edital. Por último, teve a apresentação de títulos, que foram avaliados pela Comissão de Concurso.