O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recebeu nesta segunda-feira (4/3) quatro novos Promotores de Justiça Substitutos. Foram empossados Fabrício Pinto Weiblen, que irá atuar na Circunscrição de Xanxerê; Bruna Gonçalves Gomes, que irá atuar na Circunscrição de Tubarão; Ana Laura Peronio Omizzolo, que irá atuar na Circunscrição de Rio do Sul; e Pedro Lucas de Vargas, que irá atuar na Circunscrição de Criciúma. Os Promotores de Justiça foram aprovados no 37º concurso de ingresso na carreira do Ministério Público.
A posse foi presidida pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Antenor Chinato Ribeiro, que destacou a importância do momento em que eles ingressam por ser um período de eleição no Ministério Público. Chinato ressaltou que é no debate dos diferentes pontos de vista e propostas que se encontram a harmonia e o progresso. Da mesma forma, salienta que “o vigor da juventude e experiência dos mais antigos levam ao permanente crescimento de nossa instituição”. O Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, não pode estar presente pois está participando de reunião do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).
O Promotor de Justiça Andrey Cunha Amorim, presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP) também destacou o momento de democracia no Ministério Público e o papel da Associação ao apoiar os membros durante toda a carreira e manter o vínculo mesmo após a aposentadoria.
O Promotor de Justiça Substituto Fabrício Pinto Weiblen fez a saudação em nome dos empossados. Em seu discurso explanou sobre duas palavras para resumir o momento da posse. A primeira palavra foi agradecimento, dirigido especialmente aos familiares e à Comissão de Concurso. A segunda palavra foi comprometimento, reconhecendo que o momento é de “realização de um sonho e de grande responsabilidade”.
Participaram da solenidade de posse o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Antenor Chinato Ribeiro, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais, José Galvani Alberton, a Corregedora-Geral, Procuradora de Justiça Gladys Afonso, o Procurador da República, Daniel Ricken, membros, servidores e familiares.