SANTA CATARINA: Oeste faz diagnóstico de serviços oferecidos a pessoas com deficiência
A região Oeste do Estado já realizou o diagnóstico de serviços oferecidos pelas Secretarias do Estado da Educação, Saúde e Assistência Social a pessoas com deficiência. Os levantamentos feitos fazem parte do Projeto de Formação no Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente com Deficiência e de suas Famílias e é também uma soma de esforços de diversas instituições do poder público com o intuito de melhorar a prestação de serviço a pessoas com deficiência. Ao todo, 511 agentes municipais participaram dos eventos na região, que ocorreu em quatro diferentes municípios: Chapecó, Concórdia, Xanxerê e São Miguel do Oeste.
Os encontros acontecerão em todas as regiões do Estado, totalizando 17 reuniões. As próximas cidades a receberem o evento são Joaçaba, em 9 de setembro, depois Videira, em 10 de setembro e, por último, Curitibanos no dia 11 de setembro.
Todos os interessados podem participar dos encontros. Basta fazer a inscrição pelo site da Escola de Gestão Pública Municipal com antecedência.
O Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) e o Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH) estão conduzindo o projeto. Segundo o Coordenador do CIJ, Promotor de Justiça Marcelo Wegner, “a participação dos profissionais nos primeiros encontros foi muito significativa, tanto em termos de conteúdo e de troca de experiências, quanto numericamente, com destaque para a presença de mais de 200 pessoas em São Miguel do Oeste”.
Número de participantes por cidade
Chapecó – 118
Concórdia – 104
Xanxerê – 72
São Miguel do Oeste – 217
Videoaulas
Durante os encontros, são distribuídos aos participantes DVDs com videoaulas do Curso de Formação no Atendimento da Criança e do Adolescente com Deficiência e de suas Famílias. As videoaulas foram produzidas pelo MPSC, pela FCEE e pelas Secretarias de Estado da Assistência Social, Educação e Saúde e abordam temas relacionados com as atribuições, os serviços e as atividades de cada órgão destinado ao atendimento da criança e do adolescente com deficiência. Ao todo são 13 videoaulas.
Público-alvo dos Encontros Técnicos:
Ministério Público – Promotores de Justiça, Assistentes de Promotoria e Analistas em Serviço Social.
Poder Judiciário – Juízes de Direito, Assistentes Sociais do Poder Judiciário e Psicólogos do Poder Judiciário.
Poder Executivo – Secretários Municipais da Saúde, Secretários Municipais da Educação, Secretários Municipais da Assistência Social, Diretores responsáveis pela pasta de crianças e adolescentes com deficiência, Diretores das entidades conveniadas a FCEE, Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselheiros dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Conselheiros Tutelares.