Skip links

SANTA CATARINA: Operação Corte Seguro resulta no indiciamento de 159 pessoas

As investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Joinville na Operação Corte Seguro resultaram no indiciamento de 159 pessoas, entre aliciadores, intermediários, proprietários de veículos e receptadores. O inquérito policial já foi finalizado e agora segue para 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, que será a responsável pelo oferecimento da denúncia.

A operação “Corte Seguro” é fruto de investigação iniciada há pouco mais de um ano pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Joinville para apurar um esquema criminoso envolvendo várias etapas do chamado “golpe do seguro” contra seguradoras de veículos. Durante a investigação foram identificados 70 veículos envolvidos na fraude, que somam o valor aproximado de R$ 3 milhões.

Segundo o Coordenador do GAECO de Joinville, Promotor de Justiça Assis Marciel Kretzer, “o trabalho investigativo e a operação realizada objetivam também trazer à reflexão os nefastos prejuízos causados ao consumidor com esta modalidade de estelionato, que encarece os preços pagos pelo cidadão em contratos de seguros”.

Como resultado imediato da operação, o Coordenador do GAECO cita a redução do número de roubos de veículos em Joinville. Nos primeiros sete dias no mês de outubro, antes do início da operação, foram roubados sete veículos no município, uma média de um veículo por dia. Nos outros 22 dias de outubro, outros sete veículos foram roubados em Joinville, com a média caindo para 0,3 veículo/dia. ¿São fortes os indícios de que esta redução ocorreu graças ao fato de que os receptadores que revendiam as peças de veículos ainda estão presos¿, considera o Promotor de Justiça.

Quando foi deflagrada a operação, no mês de outubro deste ano, mais de 100 pessoas foram presas preventivamente e foram cumpridos 93 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Joinville. Eles foram cumpridos por mais de 500 agentes públicos em 19 municípios catarinenses e em municípios nos Estados do Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo.

A operação “Corte Seguro” foi deflagrada pelos GAECO de Joinville com apoio dos GAECOS da Capital, de Itajaí, de Criciúma, de Lages e de Chapecó e com suporte logístico e apoio da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal, do Instituto Geral de Perícias, da Secretaria Estadual da Fazenda, Diretoria Estadual de Investigações Criminais e de Unidades Operacionais, Agência Central de Inteligência e Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar.

No Rio de Janeiro e no Paraná a Operação Corte Seguro foi conduzida pelos GAECOS de cada Estado. No Rio de Janeiro houve o apoio da Agência Central de Inteligência da Polícia Militar local e o acompanhamento e auxílio de integrantes do GAECO de Chapecó.

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação