SANTA CATARINA: Programa Promotor na Escola será implementado em Itapiranga
O Programa Promotor na Escola, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), será implementado em Itapiranga ainda neste ano. A primeira escola a ser visitada é a Peperi-Guaçu, uma unidade do Município. Nesse projeto, o Promotor de Justiça com atribuição na área da infância e juventude cria um cronograma de reuniões nas escolas públicas, com participação de secretarias de educação, conselhos de educação, professores, diretores, pais e alunos. O objetivo é discutir os problemas que permeiam o ambiente escolar e garantir que sejam adotadas as medidas necessárias para uma educação de qualidade.
Implementado inicialmente em Palhoça, o projeto será levado, agora, para Itapiranga. “Serão eventos em que vai haver a palavra do Promotor de Justiça, abordando assuntos como responsabilidade dos pais, direitos e deveres dos adolescentes, uso de drogas, dentre outros, bem como a palavra dos integrantes da comunidade para que exponham os problemas existentes”, explica o Promotor de Justiça de Itapiranga, Pedro Lucas de Vargas.
O objetivo principal do programa é a solução dos problemas detectados, além de atuar de forma preventiva, visando a garantir um futuro próspero para crianças e adolescentes. Em um primeiro momento, o programa será levado para as 14 instituições de ensino do município. Depois, serão atendidas as instituições estaduais. Posteriormente, o projeto será levado para os municípios de São João do Oeste e Tunápolis.