Skip links

Santa Catarina: Protocolo normatiza atendimento à vítima de violência em Lages

Nesta quarta-feira (5/12), foi assinado o Protocolo de Atenção às Vítimas de Violência do Município de Lages por cerca de 60 instituições da Rede Socioassistencial, na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). O documento que já existia desde o ano de 2008 passou a ser revisado e reelaborado no ano de 2010, através do trabalho das entidades participantes e dos estágios dos Cursos de Serviço Social e Psicologia da UNIPLAC, em parceria com a equipe de psicólogos e assistentes sociais do Ministério Público, coordenados neste último ano pelo Promotor de Justiça Simão Baran Júnior.

 
O documento visa a normatizar o atendimento às vitimas de violência, integrando as instituições de apoio – ONGs e Associações – e as instituições públicas atuantes nessa área para desenvolverem juntas um melhor amparo a essas pessoas. “Esta é uma forma de efetivar e agilizar o atendimento às pessoas que sofrem violência”, afirma o Promotor de Justiça Simão. Através de um fluxograma de atendimento, as pessoas saberão a quem e como recorrer. “O protocolo apresenta os caminhos a buscar”, completa o Promotor.
 
Segundo os organizadores do Protocolo, o grande desafio para ano de 2013 – ano em que será efetivamente implantado – é fazer que ele se mantenha ativo através do trabalho de todos os envolvidos. Para isso, um dos passos mais importantes será a divulgação do documento, que permite que toda a comunidade tenha conhecimento de como proceder diante de um ato de violência.

 

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação