SANTA CATARINA – Vistoria do MPSC constata que, após espera, população conta com tomógrafos no Hospital Celso Ramos
A 33ª Promotoria de Justiça da Capital vistoriou na manhã desta sexta-feira (19/6) as salas em que estão os dois tomógrafos do Hospital Governador Celso Ramos. Um deles voltou da manutenção e está em uso desde ontem (18/6); o outro está em processo de instalação, com funcionamento previsto para daqui a 20 dias. Desde setembro de 2019, o Promotor de Justiça Luciano Naschenweng acompanha a reforma da sala do novo tomógrafo e desde maio deste ano vem acompanhando as idas e vindas do tomógrafo antigo.
“Na vistoria de hoje, feita junto com o Diretor do hospital, engenheiros e médicos, verificamos o funcionamento do tomógrafo antigo e a sala do novo tomógrafo. Esses dois equipamentos vão ser muito importantes para o atendimento da população, principalmente nesta época de pandemia”, explica Naschenweng.
O tomógrafo antigo havia voltado do conserto em 29 de maio, após a aplicação de peças e reparos executados pelos técnicos dos fabricantes. Contudo, no dia 3 de junho, o equipamento apresentou novo problema, e desde então o hospital estava sem tomógrafo, que tem a capacidade de captar imagens em alta definição da área examinada, sendo um dos principais equipamentos para investigar nódulos ou tumores, bem como vasos pulmonares e cerebrais. Ontem, o tomógrafo antigo voltou a ser utilizado, e o Promotor de Justiça Luciano Naschenweng pôde constatar hoje o pleno funcionamento.
Quanto ao novo tomógrafo, na vistoria, o Promotor de Justiça foi informado pelo Diretor-Geral do hospital, Edival Matos, que a estrutura para instalação já foi finalizada. Segundo Matos, a sala para recebê-lo está pronta, assim como a parte elétrica do hospital já está preparada para que seja colocado em atividade. Disse, ainda, que o equipamento já concluiu a primeira etapa de montagem mecânica pela empresa contratada, com previsão para concluir a segunda e última fase em até 20 dias.
Ao fim desse período, o titular da 33ª Promotoria de Justiça da Capital irá fazer uma nova vistoria no Hospital Celso Ramos a fim de comprovar o pleno funcionamento do novo tomógrafo.