SANTARÉM: Juri condena homem que matou companheira que amamentava
O Tribunal do Juri condenou em Santarém, o homem que matou a companheira enquanto ela amamentava o bebê do casal, em 2012. O réu foi condenado a 21 anos de reclusão, por crime de homicídio duplamente qualificado. O promotor de justiça Aldo Brandão Saife atuou pelo Ministério Público e a sessão foi presidida pelo juiz Gerson Marra Gomes.
Elosmar Fernandes de Oliveira, conhecido por Osmar, 37 anos, matou em 21/10/2012 sua companheira Sergiane de Sousa Pedroso, à época com 32. O réu era caseiro da chácara Curva do Vento, na vila de São Brás, e assassinou a mulher com três facadas por querer ter relações sexuais com ela no momento em que amamentava o filho. Num acordo entre as partes, as filhas menores de idade do casal foram poupadas de depor, para evitar maior trauma para as crianças.
Durante a sessão foi exibido o vídeo com os depoimentos dados pelas crianças na primeira fase do processo, no qual confirmavam a versão da mãe e contavam que viviam prisioneiras do pai, que tinha ciúme doentio da esposa e a ameaçava de morte.
O réu simulou um corte em seu ombro após esfaquear a vítima, como forma de criar o álibi da legítima defesa, que não convenceu os jurados. Segundo uma das filhas, a mãe apareceu ensanguentada dizendo o que tinha acontecido e que ele se cortou sozinho para tentar justificar o ato.
As meninas viram o irmão menor todo sujo de sangue e cuidaram dele, chamando parentes que moravam próximo e que levaram a mãe ao hospital, mas esta não resistiu aos ferimentos e morreu.
O juiz Gerson Marra Gomes aplicou a pena de 21 anos de reclusão em regime fechado. O advogado Williams Ferreira dos Anjos vai recorrer da sentença, mas o réu não poderá aguardar a resposta do recurso em liberdade, já que se encontra preso desde o dia do crime, sendo sua prisão mantida pelo juiz.
Lila Bemerguy, de Santarém, com informações de J.Ninos, do TJ de Santarém