SANTARÉM: MP reúne para tratar de abrigo para idosos em situação de risco
A criação de um abrigo para idosos em situação de risco foi tema de reunião entre o Ministério Público de Santarém e a Secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). A promotora de justiça Dully Sanae Otakara, pela 11ª promotoria Cível, propôs um Termo de Ajuste de Conduta ao município para futura implantação do abrigo.
Participaram da reunião a titular da Semtras, Zuila Whanghon; a procuradora do município, Luzimara Carvalho; a coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Edvana Cardoso; as psicólogas do município, Lívia Mileo e Adelia Maria Bezerra, e a assistente social do MP de Santarém, Filomena Pereira.
De acordo com a assistente social do MP, há muitas denúncias sobre benefícios usados indevidamente em nome de idosos. Filomena relatou que tem acompanhado uma série de casos de violência física e psicológica praticados por membros da família contra os idosos, sendo, em algumas situações, recomendado o afastamento do lar.
A secretária informou que o município mantém um CRAS destinado ao acompanhamento e amparo dos idosos. Informou que haverá devolução de um terreno ao município, onde se pretende criar um abrigo para pessoas em situação de risco. Adiantou que há um acordo do município com a igreja católica, para a cessão de espaços como o asilo São Vicente de Paulo, para abrigo temporário de idosos.
A promotora de justiça entregou à secretária e as demais participantes a minuta de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para a implementação de entidades de atendimento ao idoso, que será submetido à análise do executivo municipal.
Lila Bemerguy, de Santarém