PARÁ: Programa MP e Comunidade realiza encontro comunitário no bairro Área Verde
O núcleo do programa Ministério Público e a Comunidade em Santarém promoveu no sábado, encontro comunitário no bairro Área Verde. O evento aconteceu na escola municipal Cesar Ramalheiro e apresentou à comunidade o resultado do mapeamento realizado pelo programa, além de palestra e atendimento sobre “Direito de Filiação”. O encontro foi coordenado pela promotora de justiça Lilian Braga, com a participação de lideranças comunitárias e moradores do bairro, que possui cerca de 1500 famílias.
Três prioridades foram eleitas pelos moradores em reuniões anteriores: iluminação pública (segurança), infraestrura e regularização fundiária. O resultado do mapeamento foi apresentado pela assistente social do MP, Arlena Sarmento.
Dentre as três eleitas, a primeira a ser trabalhada será a iluminação pública. De acordo com o líder comunitário Floriano Franco, trata-se de um dos principais problemas do bairro, pois interfere na segurança dos moradores. “Esperamos que com a parceria do Ministério Público o problema seja resolvido”, diz.
A promotora de justiça Lilian Braga ressalta a importância das pessoas do bairro em “reconhecer a própria comunidade”. E explica que o próximo passo será o início dos diálogos institucionais com o setor público e empresas ligadas ao setor de energia, sempre com a participação da comunidade. “Cinco pessoas devem representar o bairro em todos os encontros”, informa.
Os alunos da escola Deuzuita Freire e do programa Vida Ativa fizeram apresentações culturais de dança. Outra atividade foi a identificação das imagens produzidas no bairro, que foram expostas aos presentes, para compor o procedimento do MP.
A equipe técnica do programa, com a parceria da Assistência Jurídica das Faculdades Integradas do Tapajós (Ajufit), orientou as mães com relação ao “Direito de Filiação”. Também no local foram realizados atendimentos das mães que não possuem os filhos registrados no nome do pai. O atendimento deve continuar na sede do programa, no teatro Vitória, durante a semana.
Texto e fotos: Lila Bemerguy, de Santarém