São Lourenço da Mata recebe nova e moderna sede de Promotorias de Justiça
15/12/2014 – A nova sede própria das Promotorias de Justiça em São Lourenço da Mata será inaugurada pelo procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, na quinta-feira (18), às 16h. Localizada próximo ao Fórum da cidade, o novo espaço oferece melhores condições de trabalho para membros e servidores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e mais conforto às pessoas que buscam os serviços ministeriais.
O prédio foi projetado em dois pavimentos, sendo a parte térrea para ocupação imediata, e o primeiro andar para atender a futura expansão. Com área construída de 1.086,09 m², a nova sede é 27 vezes maior que a antiga sede, que contava com 40 m². A nova sede conta com recepção, administração/protocolo, auditório com 87 lugares, quatro gabinetes (incluindo a central de inquéritos) no térreo e 11 no piso superior, sala de audiência, almoxarifado, vestiários, seis banheiros, duas copas, um refeitório, depósito, bicicletário e seis vagas de estacionamento (uma para pessoas com deficiência).
A construção seguiu os princípios adotados pela política da Comissão Ministerial de Gestão Ambiental (CMGA) do MPPE, agregando diversos elementos que visam à sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Dentre os materiais empregados, há o cimento tipo CP3, que utiliza resíduos da indústria siderúrgica em sua composição. As madeiras e outros subprodutos vegetais foram certificados pelo Ibama. A pintura foi feita com base em água e a areia empregada foi do tipo industrial ensacada e não a lavada e retirada dos rios.
A edificação conta com sistema de reaproveitamento de água de chuva, equipamentos de refrigeração com alta eficiência energética e luminárias com sensores para aproveitamento máximo da iluminação natural. Os resíduos gerados pela obra passaram por coleta seletiva e materiais com potencial para reaproveitamento foram enviados para reciclagem. O restante teve como destinação final aterros credenciados.
Antes da nova sede, as Promotorias de São Lourenço da Mata primeiramente funcionavam no Fórum da cidade. Por conta da reforma, foi transferida provisoriamente para um imóvel alugado, enquanto o novo edifício era construído.