Semana festiva comemora ações de proteção em município na região do Rio Araguaia
Pedalada do Córrego do Ouro
São Miguel do Araguaia – As ações do segundo ano do Projeto Ser Natureza – iniciativa do Ministério Público de Goiás -, no município de São Miguel do Araguaia em defesa do Córrego do Ouro foram comemoradas durante toda esta semana, com uma programação iniciada no último sábado. As atividades incluem passeio ciclístico, lançamento do Hino do Córrego do Ouro e reflorestamento das margens do curso d’água, envolvendo os articuladores do projeto, parceiros, escolas das redes municipal e estadual de ensino e toda a comunidade local.
A semana comemorativa começou no último sábado (24/11), quando cerca de 300 pessoas participaram de um passeio ciclístico em homenagem ao Córrego do Ouro. Os ciclistas se reuniram no escritório da Sanego, no Setor Bosque da Saúde, e seguiram até as proximidades da nascente do curso d’água, na Estrada dos Pintados, a cerca de 3 km, e, de lá até o Centro da cidade.
Durante todo o percurso, o articulador social e professor da Escola Técnica Profissional Vale do Araguaia, Abrão Felipe Neto, procurou sensibilizar a população para a importância da proteção ao manancial que abastece a cidade. A mobilização atraiu a atenção dos moradores e, ao longo da “pedalada”, o movimento foi ganhando adeptos por onde passava, divulgando também o Hino do Córrego do Ouro, composto e interpretado por músicos locais.
O hino
Uma canção composta há alguns anos pelo músico Luiz Antônio de Souza, conhecido como “Cêra”, propõe a união da comunidade para a defesa do córrego, colocando-o como um verdadeiro patrimônio da região (clique aqui para a letra). Essa música (clique aqui para ouvir a música) foi abraçada como o Hino do Córrego do Ouro e deverá embalar os eventos de cunho ambiental ligados a ele.
Um dos grandes incentivadores do artista foi o membro da comissão de Educação Ambiental do Projeto Ser Natureza e diretor do Colégio Estadual de São Miguel do Araguaia (Cesma), Sirineu Cirqueira Amurim. A partir de sua sugestão, foram arrecadados os recursos necessários para a cessão de uso da letra e da música nos eventos, bem como a gravação em estúdio profissional da canção. O hino é interpretado pelos artistas William Gomes da Silva, Idelma Pereira Araújo Silva, Jane Machado dos Santos Silvestri e pelo próprio autor, Cêra. De acordo com a equipe do Ser Natureza, essa é uma forma também de envolver a classe artística no movimento.
Para o próximo ano, a Comissão de Educação pretende inserir o hino no repertório dos corais já existentes no município, bem como nas atividades artísticas das escolas.
Inauguração oficial da semana
A semana comemorativa foi inaugurada oficialmente na última segunda-feira (26/11), em uma tenda montada às marges do Córrego do Ouro, na propriedade de Cacildo Barbosa do Amaral, um dos fazendeiros que integram a terceira etapa de recuperação do córrego. A solenidade contou com a presença da promotora de Justiça Cristina Emília França Malta; de proprietários rurais; articuladores do Programa Ser Natureza; representantes da Selva Tecnologia Florestal; o prefeito Ademir Cardoso dos Santos; o chefe do Ibama local, Waldivino Gomes Silva; o gerente da Saneago de São Miguel do Araguaia, Sandro Araújo Braga, e o gerente operacional da Saneago de Porangatu, Francisco Patricato; o diretor da Agência Ambiental local, Carlos Neves, além de diretores, professores e alunos da Escola Municipal Santa Lúcia e Colégio Estadual São Miguel do Araguaia.
Houve ainda a primeira apresentação ao vivo do Hino do Córrego do Ouro, o que emocionou a maioria dos presentes. Em seguida, dezenas de alunos deram início ao plantio simbólico das primeiras mudas às margens do córrego.
Reflorestamento
Até o próximo domingo (2/12), serão plantadas mais de 2.500 mudas de espécies preferencialmente nativas, numa extensão de cerca de 4 km, encerrando a terceira etapa de recomposição da flora nas áreas de preservação permanente do Córrego do Ouro, bem como de reposição de mudas perdidas nas primeiras e segundas etapas, que, juntas, encampam mais de 2 km e cujo plantio foi feito no final do ano passado. Os especialistas que monitoram o plantio garantem que houve um aproveitamento de 70% das mudas inseridas nas etapas iniciais.
Conforme explica Elizabeth Coelho Furtado Siqueira, agente de sistema da Saneago, órgão que coordena a atividade de campo, estão sendo plantadas nas áreas secas espécies como o ipê, a barriguda, o cajazinho, o São Gonçalo e o angico. Para as áreas úmidas, foram reservados os ingás, os landis e o pau-de-barco. A destinação de 2 mil mudas foi feita pela central da Saneago em Goiânia e as outras 500 pela Selva Tecnologia Florestal.
O trabalho de preparo, com o coveamento, e de plantio está a cargo de funcionários da prefeitura, da Prevfogo, da Saneago e de reeducandos da unidade prisional de São Miguel do Araguaia. O lanche para esses trabalhadores está sendo custeado pela Câmara do Municipal. O adubo e o trator para o carreamento das mudas foram fornecidos pelo proprietário rural Cacildo do Amaral, em cuja propriedade foi instalada a base para o replantio.
Durante todos estes dias, entretanto, alunos de diversas escolas visitaram o local para, com as devidas instruções, e em covas previamente preparadas, plantar alguns exemplares. Na segunda-feira (26/11), houve participação dos alunos do Cesma e da Escola Municipal Santa Lúcia. Na terça-feira (27/11), foi a vez dos estudantes do Colégio Estadual Dr. Dorival Andrade e na quarta-feira (28/11), dos alunos do Colégio Estadual São Francisco e, novamente, da Escola Santa Lúcia. As atividades com as escolas continuam nesta quinta-feira (29/11), com a participação da Escolas Estaduais Castelo Branco e Dom Bosco, com encerramento previsto para a sexta-feira, com a presença dos corpos docente e discente do Instituto de Educação Araguaia (IEA) . Já o plantio profissional prossegue pelo menos até domingo.
A experiência do Santa Lúcia e IEA
Conforme orientação da comissão de Educação do Programa Ser Natureza, as escolas deveriam inserir em seus planejamentos pedagógicos o tema “Córrego do Ouro” para ser trabalhado com seus alunos. Uma experiência de sucesso foi empreendida pela única escola municipal a participar do programa – a Escola Santa Lúcia.
Desde outubro, o contato dos alunos com o assunto foi intensificado e um projeto interno foi colocado em prática para incentivar os estudantes a refletirem sobre os diversos aspectos que envolvem a questão. Assim, foram realizadas palestras aos pais e alunos, com a participação dos articuladores do programa Abrão Felipe Neto e Elizabeth Siqueira.
Os alunos também visitaram a estação de tratamento de água da Saneago, a nascente do córrego, o ponto de captação e os locais já reflorestados pelo programa nas primeira e segunda etapas.
Foi promovido ainda um concurso para escolher o melhor desenho e melhor frase sobre a importância de preservação do manancial. Os primeiros lugares de cada uma das categorias ilustraram a camiseta do projeto interno e que foi usada pelos professores e alunos durante o passeio ciclístico e as atividades de plantio de mudas.
A camiseta leva o desenho da aluna Maria Vitória Garcia e a frase “Consciência Já, o Córrego do Ouro é vida. Preserve-o”, em que as letras destacadas formam também a palavra “água”. A autoria da frase também é de Maria Vitória Garcia, do 4° ano.
A frase “Vamos cuidar do Córrego do Ouro hoje, para que ele cuide dos teus filhos amanhã”, de Daniel Zanon, do 5° ano, vai ilustrar um adesivo para carros que será distribuído aos pais de alunos e moradores da cidade.
De acordo com a diretora da escola, Suzelita Eterno Menezes Dias, a expectativa é encerrar o ano com a pintura dos muros da escola, onde os desenhos participantes da Gincana de Arte serão reproduzidos pelos próprios estudantes. A escola possui 512 alunos e está participando ativamente do Programa Bem Educar.
Já a diretora do Instituto de Educação Araguaia, Maria do Socorro, antecipa a programação especial preparada pela escola e que encerrará a participação das unidades de ensino na festividade. Ela adianta que estão sendo confeccionadas camisetas alusivas ao Programa Ser Natureza e banners com frases de incentivo à preservação. Uma mostra do projeto interno Literarte da escola também será exibida, com acrósticos elaborados pelos alunos para a ocasião, período que coincide também com a comemoração do aniversário de 15 anos da escola.
Programa Ser Natureza
A recuperação do Córrego do Ouro é um anseio da comunidade há mais de 20 anos, sendo que, há pelo menos uma década, um projeto com essa finalidade chegou a ser elaborado. Termos de ajustamento de conduta foram firmados com proprietários, mas, ainda assim, os planos não avançaram. Mais recentemente, em 2009, quando a cidade sofreu racionamento de água, pela falta de capacidade do córrego em atender o consumo, a comunidade despertou definitivamente para a necessidade de recuperar o manancial. Depois disso, um estudo técnico da Saneago apontou São Miguel do Araguaia como uma das cidades goianas críticas em abastecimento, sendo sugerida a adoção de ações emergenciais.
Assim, quando, no final de 2010, o Ministério Público apresentou o Projeto Ser Natureza (hoje programa) como uma nova ferramenta para a resolução de problemas ambientais, por meio de parcerias mediadas pela instituição, a população vislumbrou a possibilidade de concretizar as ações recuperatórias.
A promotora de Justiça Cristina Emília França Malta lembra que havia inquérito civil instaurado pelo MP em 2002 com o objetivo de recuperar o córrego, mas que essa forma tradicional de atuação não conseguiu avançar o suficiente, se comparada às ações de degradação e suas consequências para o meio ambiente. “O MP, então, surgiu com uma nova proposta, mais resolutiva, de implantação do Programa Ser Natureza, com a colaboração da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial (Caej)”, explica Cristina Emília.
A partir de agendas programadas e parcerias firmadas, em apenas um ano, o grupo de articuladores do programa conseguiu cercar todas as nascentes e áreas de preservação ao longo do curso do córrego, numa extensão de cerca de 2 quilômetros e, nesta última atividade do ano, a revegetação desses espaços.
E também em um ano, acaba de concluir, agora em 2012, a terceira etapa do programa, também cercando e agora promovendo o reflorestamento de 4 km de extensão de áreas de preservação do córrego.
Foram realizadas nesses dois ano também, por meio de parceria com a Agetop, ações emergenciais na Estrada dos Pintados, que corta essa região, para conter o assoreamento do córrego. Foram instaladas, com apoio da prefeitura, dezenas de placas de advertência nessa via, com frases elaboradas por alunos do Cesma. Outras ações foram a intensificação da fiscalização no local e a inserção de vinhetas educativas nas rádios locais, conforme planejamento para educação ambiental.
Em conformidade com as propostas do Ser Natureza, foi aprovada lei instituindo o Conselho Municipal do Meio Ambiente, e inseridos nos planos pedagógicos de diversas escolas a conservação do Córrego do Ouro, além da semana de atividades que agora encerra a etapa.
As primeiras providências para a finalização de todo o trabalho já estão sendo tomadas, uma vez que a Emater, parceira do Ser Natureza em todo o Estado, dará início ao projeto complementar recuperatório das nascentes ao ponto de captação, prevendo as intervenções necessárias. A quarta etapa vai incluir 13 pequenas propriedades, numa extensão de cerca de 7 km.
Segundo adianta a promotora de Justiça, já houve uma tratativa com a futura prefeita do município, Adailza Crepaldi, que vai apoiar a iniciativa. Adailza já conhece o programa, tendo participado de várias reuniões de trabalho das equipes, na condição de professora e vereadora. (Postado por Marília Assunção – Texto e fotos: Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Fotos: arquivo da Promotoria de São Miguel do Araguaia – Música: Luiz Antônio Santos)
Abertura oficial das comemorações foi realizada em fazenda às margens do córrego
Plantio de mudas está a cargo de funcionários públicos, mas alunos também ajudam
Participação de estudantes no plantio faz parte de projeto de educação ambiental